Órgão da União autoriza a exploração comercial de gruta em Bonito
Detentora da concessão poderá explorar o local na modalidade visitação e contemplação
Foi publicada na última sexta-feira (24), no Diário Oficial da União, a autorização a cessão onerosa da "Gruta Nossa Senhora Aparecida", em Bonito. Realizada pela União, por intermédio da Superintendência do Patrimônio da União em Mato Grosso do Sul (SPU-MS), houve uma transferência de posse, mediante a pagamento, a qual a detentora da concessão poderá realizar a exploração comercial no local, na modalidade visitação e contemplação.
Conforme o documento apresentado, o prazo da cessão será de 20 anos, prorrogáveis por iguais e sucessivos períodos por interesse mútuo.
O pagamento é relativo à obrigação que o cessionário deve pagar a título de remuneração pelo uso privativo e com exploração econômica de imóvel da União. Considerando o prazo para a instalação do empreendimento, haverá carência de quatro anos. Posteriormente, será estabelecido o valor mínimo de R$ 42 mil, como forma de retribuição anual. O pagamento será feito em parcelas mensais, pelo responsável pelo empreendimento.
Ficou estabelecido também que o responsável pelo imóvel ficará obrigado a pagar mensalmente à União 20% do valor total arrecadado em cada mês, através da venda de ingresssos para visitação a gruta. O valor apurado do percentual descrito será recolhido via Documento de Arrecadação da Receita Federal)
Tiago Botelho, Superintendente do Patrimônio da União, comenta sobre a autorização da exploração da Gruta, e reforça o compromisso do presidente Lula em interiorizar o patrimônio da união para uso do povo. . “Bonito ganha um novo passeio turístico. Essa era uma demanda antiga do prefeito Josmail que a SPU conseguiu com muito trabalho entregar. Estamos aos poucos unindo e reconstruindo o Brasil”, destaca.
Josimail Rodrigues, prefeito de Bonito, sublinha “este é mais um atrativo turístico do município e fará parte da rota das cavernas, que contará, além da gruta Nossa Senhora Aparecida, com a Gruta do Lago Azul e Gruta São Miguel”. Há dois anos a Prefeitura Municipal está empenhada nesse projeto e é uma alegria ver tudo isso acontecendo”.
Gruta Nossa Senhora Aparecida - A gruta fica localizada na mesma fazenda em que se encontra a Gruta do Lago Azul. Em ambos locais há a ocorrência de estalagmites e estalactites. Até então, a Gruta Nossa Senhora Aparecida está fechada ao público por questões de segurança. Entre os principais motivos para que a Gruta não pudesse receber visitação, estava a falta de estudos comprovassem a segurança do local.
Veja Também
MS encerra 2024 com mais de R$ 2,4 bilhões investidos em saúde
Nova sede da Casa da Saúde e Remédio em Casa no MS
Ator Ney Latorraca morre aos 80 anos no Rio de Janeiro
Alunos da rede pública de Corumbá recebem menção honrosa na 19° OBMEP