Operação prendeu sete oficiais da PM

A operação do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), em conjunto com outras forças policiais, deflagrada nesta sexta-feira, dia 15 de Maio, em seis cidades de Mato Grosso do Sul prendeu sete oficiais da Polícia Militar (PM) suspeitos de colaborar com a máfia que facilitava a entrada de cigarros contrabandeados no Estado, investigada há dois anos pela Operação Oiketicus.
O bando foi apelidado de ‘máfia dos cigarreiros’. O negócio ilegal movimentava milhões e já resultou na prisão de outros PMs nos dois anos anteriores. A operação deflagrada nesta sexta-feira é a terceira fase da Oiketicus, batizada de Avalanche. O trabalho foi feito pelo Ministério Público de Mato Grosso do Sul, por meio do GAECO, em conjunto com a Promotoria de Justiça da Auditoria Militar, Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP), Comando-Geral da Polícia Militar, e Corregedoria-Geral da Polícia Militar.
Em nota oficial, o MPE informa que houve o cumprimento de sete mandados de prisão preventiva e 13 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Juízo da Auditoria Militar de Mato Grosso do Sul. Os mandados foram cumpridos nas cidades de Campo Grande, Coxim, Sidrolândia, Naviraí, Aquidauana e Dourados.
"A operação é continuidade das investigações referente à organização criminosa composta por policiais Militares que atuam na facilitação do contrabando de cigarros em Mato Grosso do Sul. São apurados os crimes de organização criminosa, corrupção passiva, lavagem de dinheiro dentre outros", informa a nota do MPE.
Operação Oiketicus - Operação batizada por Oiketicus faz alusão às lagartas desta espécie que constroem uma estrutura com seda e fragmentos vegetais, com o formato semelhante a um “cigarro” alongado, e serve para a sua proteção. O “cigarro” vai sendo ampliado com o crescimento do inseto.
Veja Também
Xamã conquista Corumbá com show vibrante no Festival América do Sul
Inscrições abertas para oficina gratuita de futebol de mesa na UFMS
Aéreas podem se negar a embarcar animais de suporte emocional, diz STJ
Brasil poderá ter disque saúde mental para pessoas com transtornos
