Ong autuada por maus-tratos a 40 cachorros declara fechamento
Em nota, ong nega declarações de insalubridade e afirma dificuldades financeiras ao longo dos anos


Após autuação por maus-tratos a 40 cachorros em residência do bairro Parque dos Novos Estados, em Campo Grande (MS), organização não governamental de proteção a animais, situada na capital, anunciou fechamento nesta quarta-feira, 07 de dezembro. Os animais foram encontrados em meio a fezes e urina após denúncias de vizinhos. Mãe e duas filhas, responsáveis pela Ong, foram ouvidas pela Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista (Decat).
Em nota de esclarecimento postada nas redes sociais, a organização afirma dificuldades financeiras. “Quem acompanha aqui a mais tempo sabe nosso sufoco para pagar nossas contas de água, que passa dos 2 mil”, diz trecho da publicação. “Não sabem a luta diária que é manter tudo isso de animais sem ajuda de ninguém, só de vocês aqui. Corremos atrás de declarações públicas para 'tentar' conseguir. Mas até hoje não recebemos $1,00”, afirmam.
Os policiais da Decat foram até a residência após denúncias dos vizinhos quanto à situação de insalubridade do local. A piscina sem manutenção também chamou atenção dos policiais. Na publicação, as responsáveis comentam o caso e afirmam que os cachorros não tomavam da água da piscina. “Acordamos cedo para dar conta de limpar tudo e nunca deixamos os animais em situação insalubre. […] A piscina que temos durante um tempo deixamos fechada por falta de dinheiro para manutenção, e nunca deixamos eles tomarem essa água, como muitos disseram. Alugamos uma bomba d’água para retirar a água e nós mesmas fazendo o trabalho braçal”, afirmam.

A nota anuncia fechamento da Ong, porém deixa espaço para adoção dos animais. “ Somos transparentes em tudo que fazemos, e isso não é novidade por aqui. É exaustivo tudo isso que estamos passando e vamos parar. Os animais estão aqui na chácara, estão bem, recebendo todo amor, carinho e cuidado que sempre tiveram. Vamos desativar a pagina, mas quem quiser adotar, nosso e-mail está aberto e a chácara também”.
Caso - Policiais da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista (Decat) resgataram na manhã desta quarta-feira, 07 de novembro, cerca de 40 cachorros em situação insalubre de residência do bairro Parque dos Novos Estados, em Campo Grande (MS). Uma mulher e duas filhas foram encaminhadas para prestar esclarecimento e devem ser autuadas por maus-tratos.
Vizinhos relataram ao Diário Digital que as autoras possuem chácara no bairro Chácara dos Poderes e levam animais para o local há cerca de cinco meses. No local indicado, os vizinhos estimam que há cerca de 60 animais. Informações apontam que a mãe e filhas possuem autorização judicial para tratamento de cães e gatos.
O odor na residência também é muito forte, declaram os populares. “O cheiro é insuportável. Agora, com as chuvas, deu uma amenizada. Tem dias que você não aguenta colocar o pé para fora de casa, porque é de arder o nariz”, afirma. O vizinho explica que as autoras possuem o costume de resgatar os animais há cerca de cinco anos.
Veja Também
Fundação de Cultura inicia escutas públicas para atualizar Sistema Estadual de Cultura
Funtrab oferece vaga de engenheiro civil com salário de R$ 13 mil
Cheio de belezas naturais, Jardim quer ser destino sustentável e inovador
#DDfaz14Anos: 'Poemas em tempo de sol' é obra luminosa de Elizabeth Fonseca