Onda de calor segue até abril de 2024, diz meteorologista
Final de dezembro será marcado por tempestades e calorão
Começa nesta quinta-feira (14), uma nova onda de calor em Mato Grosso do Sul. Segundo o meteorologista Natálio Abrão o calorão deve durar até abril de 2024.
Meteorologista Natalio Abrão explica o que vem causando esses fenômenos. " Um relatório divulgado pela Estacão Meteorologista Mundial, aponta que El Niño está muito forte que vai pendurar até abril de 2024, com o pico em dezembro", explica.
Meteorologista continua dizendo que a expectativa geral que esses recordes de temperatura e chuvas fortes deve ocorrer ainda com mais frequência e intensidade no final de dezembro.
A previsão do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) indica altas temperaturas, sol e aumento de nebulosidade para esta quinta-feira (14). Existe ainda a probabilidade de chuvas de intensidade fraca a moderada e, localmente, podem ocorrer tempestades.
Situação típica de verão, as chuvas tendem a ser irregulares devido a disponibilidade de calor e umidade. Além disso, a atuação de uma área de baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai também favorece a formação de nuvens e chuvas.
De acordo com o Cemtec, Campo Grande registra 24°C pela manhã e 34°C no período da tarde. Dourados tem mínima de 23°C e máxima de 34°C. Nas regiões Sul-Fronteira e Cone-Sul, Ponta Porã e Iguatemi tem mínimas de 23°C e máximas de 32°C e 33°C, respectivamente.
Em Porto Murtinho, no Sudoeste do estado, os termômetros marcam 28°C inicialmente e atingem 37°C ao longo do dia. No Pantanal, Corumbá e Aquidauana apresentam temperaturas semelhantes, com valores entre 26°C e 35°C.
Na região Norte, Camapuã e Coxim têm máximas de 36°C, mas iniciam a quarta-feira com mínimas de 24°C e 25°C, respectivamente. No Bolsão, Três Lagoas registra variação entre 25°C e 38°C, valor mais alto do dia.
Veja Também
MS encerra 2024 com mais de R$ 2,4 bilhões investidos em saúde
Nova sede da Casa da Saúde e Remédio em Casa no MS
Ator Ney Latorraca morre aos 80 anos no Rio de Janeiro
Alunos da rede pública de Corumbá recebem menção honrosa na 19° OBMEP