Geral

Onda de calor segue até abril de 2024, diz meteorologista

Final de dezembro será marcado por tempestades e calorão

|
Thays Schneider
Final de dezembro será marcado por tempestades e calorão (Foto Luciano Muta)

Começa nesta quinta-feira (14), uma nova onda de calor em Mato Grosso do Sul. Segundo o meteorologista Natálio Abrão o calorão deve durar até abril de 2024. 
Meteorologista Natalio Abrão explica o que vem causando esses fenômenos. " Um relatório divulgado pela Estacão Meteorologista Mundial, aponta que El Niño está muito forte que vai pendurar até abril de 2024, com o pico em dezembro", explica.

Meteorologista continua dizendo que a expectativa geral que esses recordes de temperatura e chuvas fortes deve ocorrer ainda com mais frequência e intensidade no final de dezembro. 

A previsão do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) indica altas temperaturas, sol e aumento de nebulosidade para esta quinta-feira (14). Existe ainda a probabilidade de chuvas de intensidade fraca a moderada e, localmente, podem ocorrer tempestades.

Situação típica de verão, as chuvas tendem a ser irregulares devido a disponibilidade de calor e umidade. Além disso, a atuação de uma área de baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai também favorece a formação de nuvens e chuvas.

De acordo com o Cemtec, Campo Grande registra 24°C pela manhã e 34°C no período da tarde. Dourados tem mínima de 23°C e máxima de 34°C. Nas regiões Sul-Fronteira e Cone-Sul, Ponta Porã e Iguatemi tem mínimas de 23°C e máximas de 32°C e 33°C, respectivamente.

Em Porto Murtinho, no Sudoeste do estado, os termômetros marcam 28°C inicialmente e atingem 37°C ao longo do dia. No Pantanal, Corumbá e Aquidauana apresentam temperaturas semelhantes, com valores entre 26°C e 35°C.

Na região Norte, Camapuã e Coxim têm máximas de 36°C, mas iniciam a quarta-feira com mínimas de 24°C e 25°C, respectivamente. No Bolsão, Três Lagoas registra variação entre 25°C e 38°C, valor mais alto do dia.

 

 

Veja Também

Justiça do Trabalho determina volta de 70% dos motorista durante greve

Indígenas mantêm interdição parcial no anel viário em Dourados

MS Ativo Cooperação encerra 2025 com adesão total dos municípios

Festival de Ginástica da Prefeitura em Campo Grande