Geral

Onda de calor no Estado faz crescer uso da eletricidade

Terça- feira, (26 ) chegou a bater 1.395 megawatts (MW), um dado alarmante para o Estado

|
Keyla Santos
WorK Shop da Energisa (Foto: Luciano Muta)

Aconteceu na manhã de quarta-feira, (28) um workshop realizado pela Energisa para tratar sobre os picos de energia que o Estado vem sofrendo devido ao calor intenso que ocorreu nos últimos dias . Paulo Roberto, Diretor Técnico comercial da energisa comentou sobre o assunto. “Recentemente nós tivemos uma onda de calor e foi um grande desafio, houve uma sobrecarga de algumas regiões, um ponto importante é que nenhuma cidade ficou sem ou bairros por completo e sim ruas de alguns bairros”.

Paulo Roberto Diretor Técnico comercial da energisa  (Foto: Luciano Muta ) 

Um dos fatores  que colaborou para o calor intenso que ocorreu é o fenômeno chamado “ El niño”  que é quando ocorre um aquecimento das águas do oceano pacífico. O Meteorologista Vinicius Sperling do Centro de Monitoramento do tempo e clima do Mato Grosso do Sul, CEMTEC comenta das temperaturas registradas na capital durante esses 5 dias. “ Foi quebrado ontem esse bloqueio atmosférico, como vocês puderam perceber hoje o clima já está diferente, então eu queria destacar aqui alguns recordes de temperatura que tivemos, em Porto Murtinho houve recorde com 42,9°C no dia 25 e 26 de Setembro e no dia 25 em Rio Brilhante marcou 9% a Umidade Relativa do ar, enquanto o recomendado pela Organização Mundial da Saúde, OMS é acima de 60%”.

Vinicius Sperling do Centro de Monitoramento do tempo e clima do Mato Grosso do Sul (Foto: Luciano Muta) 

Durante os dias de calor houve um pico de energia registrado pela energisa.  Jonas Ortiz Coordenador comercial da Energisa explicou um pouco sobre os picos ocorrido. “ Assim que temperatura vai aumentando, a gente consegue perceber uma utilização maior de energia, principalmente do nosso cliente comercial até tentando minimizar o essa sensação térmica com o uso de ar condicionado”.  Segundo os dados apresentados os dias que houve esse recorde foi dia 21,25 e 26 de Setembro e ele complementou falando que ocorreu por volta das dez horas da noite, que é um momento em que a maioria da população está em suas residências.

 Jonas Ortiz Coordenador comercial da Energisa  (Foto: Luciano Muta ) 

Maxwelbe capitão da Defesa Civil de Mato Grosso do Sul, ressalta a importância de receber os alertas, basta enviar um SMS para o número 40199 juntamente com o seu CEP, a partir deste momento você ficará informado e recebendo alertas sobre situações que possa causar algum desastre em sua região, os alertas são uma parceria entre a Defesa Civil e o CEMTEC.

Confira a galeria de imagens:

Veja Também

MS encerra 2024 com mais de R$ 2,4 bilhões investidos em saúde

Nova sede da Casa da Saúde e Remédio em Casa no MS

Ator Ney Latorraca morre aos 80 anos no Rio de Janeiro

Alunos da rede pública de Corumbá recebem menção honrosa na 19° OBMEP