Geral

Oficinas de acesso ao mundo do trabalho serão oferecidas em Sidrolândia

|
Redação

A prefeitura de Sidrolândia realiza nesta quarta-feira (20), o lançamento das oficinas do Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho), iniciativa do Ministério da Cidadania, por intermédio da Política Nacional de Assistência Social (PNAS/SUAS), executado pelas administrações municipais em várias regiões do território nacional.

O trabalho é fundamentado no conceito de educação popular e consiste em orientar os participantes sobre as oportunidades existentes no mundo do trabalho, desenvolvendo atividades que contribuam com a percepção das próprias aptidões, a partir das experiências pessoais e realidades de vida.

No total, serão atendidas 1.000 pessoas, beneficiárias dos programas oferecidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social, divididas em duas etapas. A primeira que inicia no dia 25 e março contemplará 500 pessoas, distribuídas em 20 turmas de até 25 alunos. Os grupos terão acesso a palestras e dinâmicas de grupo, a fim de contribuir com o diálogo e a interação dos envolvidos.

As informações apresentadas envolvem desde o esclarecimento do cenário atual do mundo do trabalho, até organização e elaboração de um plano individual visando futuras oportunidades profissionais. Ao final, os alunos participarão de visitas in loco, a fim de conhecerem as empresas existentes em Sidrolândia e suas rotinas laborais.

De acordo com a primeira-dama, Ana Lídia Ascoli, “as oficinas do Acessuas realizadas em Sidrolândia serão fundamentais no processo de orientação das famílias beneficiadas, a fim de que descubram suas potencialidades para o mundo do trabalho e, para os jovens irem descobrindo suas habilidades e oportunidades”, argumenta.

O secretário de Assistência Social, Paulo Atílio, destaca que a administração pública não mediu esforços para a continuidade do programa que envolveu importantes parceiros na comunidade local. “A assistência social reconhece que o acesso ao mundo do trabalho é um direito do usuário e que cabe a ela identificar e acolher demandas, mobilizar e ser referência da população em situação de vulnerabilidade e risco social”, observa.

O Acessuas Trabalho é um programa do governo federal que é parte de um conjunto de ações de políticas públicas para pessoas em situação de vulnerabilidade e/ou risco social e será realizada na área urbana de Sidrolândia, nos assentamentos rurais e aldeias indígenas.

Potencial econômico – O município de Sidrolândia conta uma taxa anual de crescimento de 5,36% contra 1,64% de todo o Estado. A informação divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é baseada na população jovem e economicamente ativa.

Além disso, foi eleita em 2015, como a 5ª melhor cidade para se viver em Mato Grosso do Sul, além de segunda em produção de soja e primeira em número de assentamentos e produção da Agricultura Familiar. Complementando a potencialidade econômica, tem no comércio e serviços o setor que mais gera renda, seguido pela agropecuária.

Serviço – O lançamento das oficinas acontecerá na quarta-feira (20 de março), às 9 horas, no Centro Múltiplo Uso da Assistência Social de Sidrolândia e contará com a presença do prefeito municipal, Paulo Atílio e autoridades estaduais, a titular da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), Elisa Cléia e a Secretária Especial de Cidadania, Luciana Azambuja. 

Veja Também

Pipas na rede deixaram 181,1 mil pessoas sem energia elétrica em 2024

Comarca de Bonito abre inscrições para estágio remunerado em Direito

Tatuador atacado com soda pela ex-mulher pede ajuda da população

Faculdade Senac oferece desconto para aprovados no vestibular 2025