Oficina 'Altos Voos MS' capacita participantes para uso de drones
Ação é realizada no Studio Ziggy Records, no bairro Santa Fé, e visa capacitar profissionais e iniciantes


A oficina "Altos Voos MS: Explorando Drones na Arte" iniciou suas atividades nesta semana e conta com mais de 20 participantes nos dois primeiros dias. A iniciativa, contemplada pela Lei Paulo Gustavo, por meio de edital da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul) e Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Turismo (SETESC), acontece no Studio Ziggy Records, no bairro Santa Fé, e visa capacitar profissionais e iniciantes no uso de drones para aplicações artísticas, reforçando também a importância da segurança na operação desses equipamentos.
Com um perfil diverso de alunos, a oficina se destaca pela inclusão e acessibilidade, contando com a participação de indígenas, pessoas da terceira idade, um jovem autista e uma pessoa com deficiência auditiva. O projeto também atraiu estudantes, profissionais do audiovisual e de outras vertentes da cultura, como corretores de imóveis, entre outros.
Evely Isadora, estudante do curso de audiovisual da UFMS, aproveita a oportunidade para adquirir conhecimento. "Fiquei sabendo da oficina por jornal online e me inscrevi porque vejo como uma oportunidade para minha carreira no audiovisual. Sempre tive interesse em aprender sobre drones, pois trabalho na equipe de comunicação de escoteiros, e sei que esse conhecimento vai ajudar muito na captação de imagens dos eventos", compartilhou.
Outro participante, Lucas Renan, filmmaker com experiência em produção de conteúdo para bandas e instituições governamentais, destacou a relevância da oficina para sua formação profissional. "Já trabalhei com produção de vídeos, mas ainda não havia me especializado em drones. A oficina está sendo essencial para eu entender a parte técnica e de segurança, e me preparar para investir nesse equipamento", afirmou.
O idealizador do projeto, Reginaldo dos Santos Castelão, conhecido como B Negão, ressaltou a importância de se discutir a segurança no uso de drones, citando um incidente que vivenciou durante a gravação de um show. "Estávamos gravando um show ao vivo quando um drone caiu ao nosso lado. Felizmente, ninguém se feriu, mas percebi como a falta de preparação pode gerar situações perigosas. Isso me motivou a criar esta oficina para orientar os operadores sobre legislação, boas práticas e segurança na operação de drones", explicou.
Ao longo da semana, os participantes aprenderão conceitos fundamentais sobre legislação, segurança, técnicas de movimentação de câmera, edição de imagem e possibilidades de atuação na Economia Criativa. A oficina será encerrada com uma atividade prática no Parque das Nações Indígenas, onde os alunos poderão testar os conhecimentos adquiridos e vivenciar a experiência de operar um drone de maneira profissional.
Com essa iniciativa, "Altos Voos MS" não apenas capacita novos profissionais, mas também contribui para a conscientização sobre o uso responsável dos drones, ampliando as possibilidades criativas no audiovisual e prevenindo acidentes. A oficina segue até sexta-feira (31), consolidando-se como um marco na formação técnica no setor cultural e audiovisual do Mato Grosso do Sul.
Veja Também
Equipe da Escola Sesi de Naviraí conquista vaga no Torneio Nacional de Robótica
Tribunal institui Grupo do Meio Ambiente do Poder Judiciário de MS
Defensoria consegue reverter penhora sobre aposentadoria de assistida
Sete dicas para pais e alunos sobre a limitação do uso de celulares nas escolas
