Obras de pontes de concreto avançam em Porto Esperança
Ponte em construção sobre a Vazante da Margarida terá 59,20 metros de comprimento
No Pantanal do Nabileque, as construções de duas pontes de concreto sobre a Vazante da Margarida e sobre o Córrego Mutum prometem facilitar o acesso ao Distrito de Porto Esperança, distante a cerca de 80 quilômetros de Corumbá. Planejadas para a integração, as travessias representam ainda o desenvolvimento sustentável da região.
Com R$ 8,1 milhões, as construções são executadas pela Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos), autarquia de obras públicas vinculada à Seilog (Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística).
A ponte em construção sobre a Vazante da Margarida terá 59,20 metros de comprimento. Já a estrutura sobre o Córrego Mutum será maior, com extensão de 83,80 metros. Juntas, as duas obras têm um percentual de 88% de execução, informou o engenheiro da Agesul que fiscaliza os trabalhos na região, Eli Santos.
“As obras estão na fase de superestrutura, que é a parte superior”, destacou o fiscal. “Já foram lançadas todas as vigas da ponte da Margarida e a equipe está terminando esse mesmo serviço na ponte do Mutum, que é feito com treliça lançadeira (dispositivo utilizado na construção de pontes e viadutos de grandes vãos). Depois vem as lajes”, explicou Eli sobre o andamento do serviço.
O prazo contratual para conclusão das obras é dezembro deste ano. Depois de prontas, as novas novas estruturas de concreto vão melhorar o acesso ao distrito de Porto Esperança, onde vivem pescadores e ribeirinhos que formam um povoado às margens do rio Paraguai.
Veja Também
Confira cinco atividades físicas para iniciantes
PMA flagra pesca predatória durante o período de defeso e aplica multas a infratores
Médico dá quatro dicas de saúde para começar 2025 com autocuidado em dia
Autorizações para viagens escolares nas férias em MS têm aumento de 200%