Geral

Nupemec inicia curso de Facilitadores em Justiça Restaurativa

Curso é oferecido pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos

|
Redação
(Foto: Divulgação/TJMS)
Teve início nesta semana o 3º Curso de Formação de Facilitadores em Justiça Restaurativa e Círculos Restaurativos. O curso é oferecido pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), sob coordenação do Des. Vilson Bertelli, para atender as demandas processuais oriundas das áreas criminais e organizacionais.
 
A abertura do curso foi ministrada pelo professor e doutor José Henrique Kaster Franco, o qual abordou o tema “Cultura de Paz. Complexidade do fenômeno violência. O que são ações não-violentas? Correlação Justiça Restaurativa e Cultura da Paz”. As aulas presenciais seguem até sexta-feira, no período matutino e vespertino, na sede do Nupemec em Campo Grande.
 
Ao total, o curso possui 40 horas-aula presenciais de teorias e práticas, 20 horas-aula de estágio supervisionado e 10 horas-aulas teóricas pela Plataforma Virtual AVA, totalizando 70 horas-aula em sistema híbrido, conforme molde sugerido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
 
A Secretaria do Nupemec e da Justiça Restaurativa é o órgão do Tribunal de Justiça responsável pelo desenvolvimento da política judiciária de tratamento adequado dos conflitos de interesses, estabelecida pela Resolução CNJ n. 125/2010; pela instalação de Centros Judiciários de Solução de Conflitos; em promover treinamento e atualização permanente de magistrados, servidores, facilitadores, conciliadores e mediadores nos métodos consensuais de soluções de conflitos, entre eles das metodologias da Justiça Restaurativa; além de ser o responsável por abrigar e promover as iniciativas da Justiça Restaurativa nos moldes da Resolução n. 225/2016 do CNJ.

Veja Também

Deputado sugere que Protocolo Círculo do Cuidado seja instituído em MS

Festival de Ginástica da Prefeitura reunirá 350 jovens atletas no sábado

Mesmo tendo pago todos os aluguéis atrasados, após cartinha para o Papai Noel, família terá que deixar o imóvel

Funsat oferta 1.252 vagas no Parque Ayrton Senna e na Agência