Geral

Número de pessoas endividadas aumentou

|
Redação

O número de pessoas endividadas aumentou em junho (58,8%) em comparação com maio (54,1%), aponta a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), da Confederação Nacional do Comércio (CNC). É a quarta alta consecutiva.  

“As pesquisas anteriores da própria CNC indicavam aumento na intenção de consumo e esse pode ser um dos motivos do crescimento desse percentual, já que estamos falando de pessoas endividadas e não inadimplentes", explica a economista do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio-MS (IPF-MS), Daniela Dias.

“É preciso sempre ressaltar a necessidade do consumo consciente, dentro das possibilidades e sem prejudicar o orçamento doméstico, pois estamos num processo de recuperação da economia, que ainda se faz frágil”, enfatiza.

Apesar do número dos que estão com contas em atraso também ter aumentado (30,6% ante 28,4% do mês anterior), o índice entre os que não têm condições de pagar manteve-se – praticamente – estável (12,7%). Cartão de crédito (66,2%), carnês (20,6%) e financiamento de casa (14%) são os principais tipos de dívida.

Veja Também

Justiça do Trabalho determina volta de 70% dos motorista durante greve

Indígenas mantêm interdição parcial no anel viário em Dourados

MS Ativo Cooperação encerra 2025 com adesão total dos municípios

Festival de Ginástica da Prefeitura em Campo Grande