Geral

Novo censo de jornalistas traça perfil do profissional no MS

Participação pode ser realizada até 30 de setembro

|
Issel Chaia
Questionário inclui raça e gênero, afim de apontar questões estruturais de desigualdade, racismo e violência de gênero. (Foto: Freepik)

O novo censo para jornalistas, lançado no dia 1º de Setembro e com término em 30 de Setembro, tem o intuito de retratar a realidade dos jornalistas em Mato Grosso do Sul, por meio da participação da categoria. Após seis anos, desde o último registro de informações da categoria, realizado em 2019, a participação dos profissionais de jornalismo é fundamental.

A coleta de dados é promovida pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Mato Grosso do Sul (Sindjor-MS), em parceria com o curso de Jornalismo da UFMS, dentro do Trabalho de Conclusão de Curso "A presença (in)visível de mulheres negras no jornalismo", juntamente com a Comissão Vanessa Ricarte, que nasceu em memória da jornalista, que foi vítima de feminicídio em Fevereiro de 2025.

Vanessa Ricarte, jornalista e assessora de imprensa, vítima de feminicídio pelo ex-noivo. (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Na edição deste ano, o levantamento inclui blocos inéditos sobre raça e gênero, afim de dar luz a questões estruturais como desigualdades, racismo e violência de gênero.

Com o recolhimento de dados, é possível apontar o perfil profissional, as condições de trabalho e desafios no exercício da profissão, para que direitos sejam alcançados, com igualdade e fortalecendo a profissão.

O questionário é confidencial, sendo possível de ser respondido em poucos minutos, clicando aqui. O prazo para participar é até o dia 30 de Setembro.

(Foto: Divulgação)

Veja Também

Corumbá abre Jardim de Natal com shows, feira de artesanato e presépios

Celular Seguro passa a bloquear também aparelhos sem o app instalado

Indígenas promovem nova interdição na MS-156 em Dourados

Corumbá lança campanha “Celular Seguro” com ação integrada