Diário Digital
 
Geral

Nova unidade de saúde beneficiará 9 mil pessoas no Jardim Presidente

Unidade conta com três equipes de saúde da família, duas de saúde bucal e residência em Saúde

|
Redação
AddThis Website Tools
(Foto: : Diogo Gonçalves / Karine Matos)

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), inaugurou nesta quarta-feira (20) mais uma unidade de saúde, a USF Dr. Nasri Siufi – Jardim Presidente. Aguardada por décadas pelos moradores da região, a unidade vai beneficiar mais de 9 mil pessoas com atendimento médico e multiprofissional.

“Hoje é um dia de muita alegria para nós e também para os moradores que irão ter acesso a uma saúde de melhor qualidade perto de casa e trabalhar na prevenção. A nossa gestão sempre será pautada por atender a nossa população e, para isso, seguimos trabalhando incansavelmente para que a gente consiga avançar ainda mais.”, disse a prefeita Adriane Lopes.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Dr. Sandro Benites, a entrega da unidade representa um avanço, pois proporcionará o acesso a um serviço de saúde de qualidade a milhares de pessoas. Ele destacou ainda o compromisso de dar melhores condições estruturais para atendimento à população e de trabalho aos servidores, além da importância das parcerias e envolvimento da comunidade.

 

(Foto: Diogo Gonçalves / Karine Matos)

“Aqui os pacientes terão acesso a uma série de atendimentos, sendo esta unidade referência para a região. O nosso compromisso e fazer com que a nossa população consiga ser melhor atendida. E para isso vamos trabalhar de forma intensa”, destaca.

A unidade conta com três equipes de saúde da família, duas equipes de saúde bucal e terá residência em Saúde da Família e Comunidade com profissionais da medicina, enfermagem, farmácia, serviço social, psicologia, educação física, fisioterapia e odontologia.

Para a dona de casa Benedita dos Santos Adão, 59 anos, a inauguração da unidade representa uma conquista para os moradores da região. “Estamos muito felizes com a entrega desta unidade. Para nós é a realização de um sonho. Agora poderemos contar com um posto de saúde perto de casa e com atendimento de qualidade”, comemora.

(Foto: Diogo Gonçalves / Karine Matos)

Esta é a 11ª unidade da Atenção Primária a ser entregue nos últimos cinco anos e a 74ª existente no Município. A obra da unidade faz parte do programa do Requalifica UBS e foi iniciada em 2012, sendo paralisada em 2015.  Em razão de entraves contratuais houve a necessidade da abertura de um novo processo licitatório, o que fez com que a execução pudesse ser retomada neste ano.

Nos últimos cinco anos, dez novas unidades de saúde, além de três clínicas da família, foram inauguradas em Campo Grande, ampliando assim o acesso e levando assistência de qualidade a mais de 150 mil pessoas das sete regiões urbanas da cidade. São obras esperadas há mais de 30 anos pela população.

A cobertura de estratégia de saúde foi ampliada de 35% para 75%, saindo da última para a quinta posição entre as capitais. Além da estruturação da rede, com a inauguração de novas unidades, a convocação de mais de 1,4 mil novos profissionais aprovados em concurso e o incremento das equipes e das residências multiprofissional e médica em saúde da família foram fundamentais para que fosse possível avançar.

A expectativa é de que nos próximos anos seja possível concluir a obra da última unidade de saúde que encontra-se parada, no Jardim Perdizes, e iniciar novos projetos, incluindo a construção de duas novas unidades, nos bairros Jockey Clube e Nova Esperança.

(Foto: Diogo Gonçalves / Karine Matos)

O planejamento da Sesau prevê ainda obras de reforma e ampliação em mais de 20 unidades, incluindo as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs)  e o Centro de Especialidades Médicas (CEM).

Homenagem - A solenidade de entrega contou com a presença dos familiares e amigos do Dr. Narsi Siufi, que dá o nome à unidade, por força de projeto de lei do vereador Carlos Augusto Borges, o Carlão. Cirurgião-dentista de formação, Dr. Narsi Siufi faleceu em 2009 e deixou um legado de dedicação e serviços prestados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Construiu uma história de dedicação ao trabalho que desenvolvia com zelo e competência.

Além do exercício profissional,  também foi um dos fundadores dos cursos de Farmácia e Odontologia da antiga Universidade Estadual de Mato Grosso, hoje Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Dedicou-se à docência nessa entidade ocupando vários cargos como chefe do serviço de Microbiologia e Imunologia, diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (FAPEC).

(Foto: Diogo Gonçalves / Karine Matos)

Veja Também

MS registra mais de 8,9 mil adesões ao novo consignado do FGTS

Mais de 1.700 carteiras de identidade com símbolo do TEA

Hemosul da Capital faz apelo à população por doações de sangue

MP participa de iniciativas de proteção às mulheres e inovação tecnológica