Nova Promotoria de Justiça reforça o combate à violência Doméstica em MS
Nova promotoria visa atender demandas da 4ª Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher


O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) dá um passo decisivo no fortalecimento da rede de apoio às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar com a publicação da Resolução nº 4/2025-CPJ, aprovada por unanimidade na reunião extraordinária de ontem pelos membros do Colégio de Procuradores de Justiça, e que altera a Resolução nº 18/2010-PGJ.
A nova resolução cria a 78ª Promotoria de Justiça na comarca de Campo Grande, com atribuições específicas para os feitos distribuídos à 4ª Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, reafirmando o compromisso da instituição em assegurar justiça e proteção às mulheres sul-mato-grossenses.
A decisão foi tomada considerando a autonomia financeira e administrativa do MPMS. A criação da nova Promotoria de Justiça também considera o aumento do volume de trabalho relacionado aos casos de violência doméstica e familiar contra a mulher, especialmente após a instalação da 4ª Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Campo Grande, em 7 de Março deste ano.
A 78ª Promotoria de Justiça terá diversas atribuições, incluindo a atuação em medidas protetivas de urgência, recebimento de autos de prisão em flagrante, pedidos de relaxamento de prisão, execuções penais de penas restritivas de direito, atendimento a vítimas e familiares, e procedimentos administrativos relacionados à Casa da Mulher Brasileira.
Além disso, poderá cadastrar notícias de fato e instaurar procedimentos administrativos, preparatórios ou inquéritos civis, bem como ajuizar ações civis públicas visando à proteção e defesa dos interesses relacionados às situações de violência doméstica contra a mulher.
A resolução entra em vigor na data de sua publicação, marcando um importante avanço na estrutura do MPMS para melhor atender às demandas relacionadas ao tema.
Veja Também
Vacinação no MS terá reforço com aquisição de novos equipamentos
Projeto impede multas para pais que não vacinarem filhos contra a Covid
Xadrez de Três Lagoas brilha na Liga dos Enxadristas
Documentário 'O arqueólogo da música' será lançado na Capital
