Nova portaria impõe tolerância de 5 minutos para atrasos de ônibus
Agetran alterou procedimentos para auditorias no transporte público da Capital


Uma nova portaria divulgada em Diário Oficial de Campo Grande (MS), o Diogrande, nesta quinta-feira, 15 de Agosto, pela Agência Municipal de Transporte e Trânsito, a Agetran, alterou procedimentos para auditorias no transporte público da Capital.
Entre as alterações técnicas, chama atenção a que trata dos horários dos coletivos. "Cumprimento de, no mínimo, 95% do quadro de horários estabelecido para
cada linha. Tolerância de atraso ou adiantamento não superior a 5 (cinco) minutos”, diz o novo trecho do Plano de Auditoria Técnico-Operacional.
A nova portaria atende à necessidade de cumprimento das obrigações estabelecidas no "Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) assinado com o objetivo de promover a eficiência, a segurança e a qualidade do serviço de transporte coletivo em Campo Grande/MS."
Houve adequações também no trecho que trata do Índice de Ocupação (IO). Agora, a análise dos passageiros transportados será feita com base nos dados de validações no sistema de bilhetagem eletrônica e coeficiente de integração física.
A análise das viagens realizadas passar a ser feita através do sistema de monitoramento georreferenciado, bem como do sistema de bilhetagem eletrônica. "Determinação da capacidade nominal dos veículos, considerando passageiros sentados e em pé, conforme a NBR ABNT 15570/2011.”
A forma de pontuação do IO durante auditorias também foi alterada. " Um IO com valor superior a 1,00, para cada uma das três faixas de análise (pico, entre pico e noturno), indica um serviço que não atende adequadamente à demanda e inspira ajustes operacionais visando a otimização da capacidade versus demanda", explica o texto.
Veja Também
Filme de MS é selecionado para um dos maiores festivais da América Latina
MPMS recomenda suspender licenças para empreendimentos no Parque do Prosa
DDFaz14Anos: Livro de crônicas valoriza o cotidiano e o cuidado de si
Deputado Lucas de Lima destina R$ 630 mil em emendas para Bonito e Nioaque
