Nova lei obriga rede pública a garantir matrícula de irmãos na mesma escola
Direito aplica-se também aos alunos que possuam os mesmos representantes legais


Foi sancionada a Lei 6.188 de 2024, de autoria do deputado Professor Rinaldo Modesto (Podemos), que dispõe sobre a garantia de matrícula de irmãos na mesma unidade escolar da Rede Pública Estadual de Ensino. A nova norma foi publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (26).
O artigo 1º da lei estabelece: fica assegurado o direito de prioridade de matrícula, na mesma unidade escolar da Rede Pública Estadual de ensino, a irmãos de estudantes já matriculados, com absoluta preferência ao estabelecimento mais próximo à residência da família.
A prioridade fica condicionada à oferta dos níveis escolares adequados aos educandos e ao quantitativo de vagas ofertadas por turno. O direito aplica-se também aos alunos que possuam os mesmos representantes legais, em razão de guarda, tutela ou processo de adoção em andamento.

Na hipótese de a unidade não prover níveis educacionais adequados às faixas etárias, é assegurada a preferência de matrícula em unidades escolares com a menor distância possível entre elas. Ficam excepcionadas da obrigatoriedade as unidades que realizam processo seletivo específico de ingresso.
(Fonte: Assessoria de imprensa da ALEMS)
Veja Também
Lei autoriza ações de incentivo à contratação de vítimas de violência
Solicitações para poda e remoção de árvores também poderão ser registradas de forma on-line
Processo de divórcio fez Luiz virar "a chave" e perder mais de 100 quilos
TJMS atuará em regime de plantão nos feriados de Páscoa e Tiradentes