Nova lei denomina o 19 de abril como Dia dos Povos Indígenas
PL havia sido vetado por Bolsonaro, mas ação foi derrubado pelo Congresso


(Foto: Marcos Vergueiro/ Secom-MT)
O dia 19 de Abril é para comemorar a luta dos povos indígenas no Brasil, reconhecendo sua importância e cultura na formação do país. Agora, a data é oficialmente denominada como “Dia dos Povos Indígenas”, de acordo com a Lei 14.402/22, promulgada na sexta-feira (8), pelo presidente Jair Bolsonaro.
A nova lei provém do Projeto de Lei 5466/19, da deputada Joenia Wapichana (Rede-RR), aprovado pelo Câmara dos Deputados no final de 2021 e pelo Senado em Maio de 2022. Para a deputada, renomear a data é ressaltar, de forma simbólica, o valor dos povos indígenas para a sociedade brasileira.
Quem vetou integramente a proposta foi o governo, com a justificativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que não havia interesse em realizar a mudança, já que a Constituição adota a expressão antiga. Porém, no dia 5, parlamentares do Congresso Nacional derrubaram o veto.
"O propósito é reconhecer o direito desses povos de, mantendo e fortalecendo suas identidades, línguas e religiões, assumir tanto o controle de suas próprias instituições e formas de vida quanto de seu desenvolvimento econômico", afirmou Joenia.
(Com informações de Agência Câmara de Notícias)
Veja Também
Fundação de Cultura inicia escutas públicas para atualizar Sistema Estadual de Cultura
Funtrab oferece vaga de engenheiro civil com salário de R$ 13 mil
Cheio de belezas naturais, Jardim quer ser destino sustentável e inovador
#DDfaz14Anos: 'Poemas em tempo de sol' é obra luminosa de Elizabeth Fonseca
