Nova ferrovia vai ligar fábrica da Arauco em Inocência à Malha Norte
Investimento integra cadeia logística da celulose no MS e deve impulsionar exportações pelo Porto de Santos


A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou por unanimidade a proposta da empresa Arauco Celulose do Brasil S.A. para a construção e exploração de um ramal ferroviário no município de Inocência (MS), com prazo de concessão de 99 anos. A medida visa atender à nova fábrica de celulose da empresa, que está sendo construída na cidade com investimento estimado em US$ 4,6 bilhões.
O ramal terá 47 quilômetros de extensão e será conectado à Malha Norte (EF-364), ferrovia operada pela Rumo Logística, que liga Santa Fé do Sul (SP) a Rondonópolis (MT). A estimativa é de que a nova estrutura viabilize o escoamento de aproximadamente 3,5 milhões de toneladas de celulose por ano, com destino ao mercado externo por meio do Porto de Santos.
No fim de semana, o secretário estadual da Semadesc, Jaime Verruck, visitou o local onde será construído o terminal ferroviário da fábrica. Ele destacou a importância estratégica da Malha Norte para o setor de celulose no Mato Grosso do Sul, apontando que empresas como a Suzano já utilizam a ferrovia para transportar a produção de Ribas do Rio Pardo.
Veja Também
#DDfaz14Anos: Livros aclamados de Raquel Naveira estão no sorteio do DD
Governo de MS investe R$ 16 milhões em Rio Verde
Vídeo: Idosa é flagrada andando nua em bairro da capital
Sesc Teatro Prosa celebra dança com espetáculos e mostra coreográfica
