No HU, 16 bebês prematuros precisam de leite materno
Hospitais universitários de todo País fazem campanha para manter os bancos abastecidos


A data de hoje, 19 de Maio, é destinada a destacar a luta dos hospitais para manter abastecidos os bancos de leite e conseguir atender os bebês prematuros. O Dia Mundial da Doação de Leite Humano é marcado por atividades para chamar atenção para a causa.
No Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, em Campo Grande (MS), 16 bebês internados estão consumindo o leite materno. O estoque só dá para mais 10 dias, considerando o consumo de 1620ml que evolui diariamente.
O HU é administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Humap-UFMS), assim como outros 40 hospitais universitários federais.
As unidades contam com Bancos de Leite e Postos de Coleta que salvam vidas ao desenvolverem ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, como a distribuição de leite para os bebês prematuros.

Nesta sexta-feira (19), a equipe do Banco de Leite Humano do HU-UFGD, em Dourados, realizou a distribuição de panfletos informativos na Unidade da Mulher e da Criança (UMC).
A programação prossegue na terça-feira (23) a partir das 14h, com o Encontro de Doadoras, que incluirá solenidade, homenagens, apresentação cultural, lanche, conversa com a fonoaudióloga Simone Espinosa.
Já no Humap-UFMS, a comemoração da data foi antecipada e, no último dia 15, foi realizado o “Chá das Doadoras de Leite Humano do Banco de Leite do Humap”, com o objetivo de promover o encontro entre famílias de doadoras e receptores de leite humano, para favorecer a troca de sentimentos de quem doa e de quem depende dessas doações.
Doações - As mães que quiserem doar podem ligar no telefone 3345-3027 ou enviar mensagem pelo whatsapp (67) 99154-2730 ou (67) 99675-3838 que uma equipe do Humap agenda a retirada. Também é possível comparecer no Banco de Leite e fazer a extração diretamente no local, procedimento que dura, em média, 15 minutos.
Veja Também
Cinco dicas para um retorno às aulas mais leve e acolhedor
Artista plástico Jonir Figueiredo morre em Bonito
Viveiro Isaac de Oliveira bate recorde e produz 80 mil mudas em 7 meses
Biometria passa a ser obrigatória para acesso a benefícios sociais