Na Capital, mais de 2 mil pessoas regularizaram o título de eleitor só no último dia
Os últimos três dias para o fechamento do cadastro eleitoral registraram 30.941 atendimentos em MS


O balanço do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) revela que 2.471 eleitores deixaram para resolver sua situação eleitoral no último dia do prazo concedido pela Justiça Eleitoral. O aumento no fluxo de pessoas em busca dos cartórios eleitorais começou na véspera do fim do prazo, dia 7 de maio, e se manteve no dia 8 de maio. No total, os últimos três dias para o fechamento do cadastro eleitoral registraram 30.941 atendimentos somando Capital e interior.
Conforme os dados do TRE-MS, no dia 29 de abril deste ano, foram feitos 911 atendimentos para regularização da situação ou retirada de título. No dia seguinte, foram 908 atendimentos enquanto no dia 1º foram 624 e no dia 2 foram 954. No dia 3, o número de eleitores que procuraram o cartório foi de 1.073, voltando a cair no dia 4 e 5, com 473 atendimentos e 613 atendimentos respectivamente. No entanto, dia 7 teve 2.215 atendimentos e no último dia foram 2.471 pessoas lotando o fórum eleitoral.
O comportamento de deixar para a última hora não foi só do campo-grandense. Para comparação, no dia 29 de abril deste ano, as cidades do interior registraram 3.224 atendimentos e no dia 30 foram 3.185. Dia 1º houve procura de 1.396 eleitores para regularização. Nos dois dias seguintes os números de pessoas subiram para 3.643 (dia 2) e depois para 4.121 (dia 3), caindo para 1.739 atendimentos (dia 4). Dia 5 foram atendidas 1.873 pessoas nas cidades do interior. Dia 6 e 7, perto do final do prazo, os números subiram drasticamente para 6.652 atendimentos (dia 6) e 7.978 (dia 7). No último dia, os cartórios do interior receberam 9.783 eleitores.
Quem perdeu o prazo do dia 8 de maio não conseguirá votar nas eleições municipais que ocorrem em outubro. Isso porque as solicitações de emissão de título, transferência e revisão de dados só serão retomadas no dia 5 de novembro.
As pessoas que não regularizaram sua situação na Justiça Eleitoral e precisam do título para comprovação de quitação eleitoral em algum ato civil pode pedir a certidão de circunstância a partir desta quinta-feira (9). Mesmo assim, o eleitor não poderá votar pois o documento só atesta que a pessoa não está regular na Justiça Eleitoral por conta do fechamento do cadastro. Os interessados na certidão devem comparecer ao cartório eleitoral com documento de identificação com foto.
Veja Também
Corumbá lança e-book para conscientizar escolas sobre violência contra mulher
Três Lagoas realiza Campanha 'Aluno Imunizado' nas escolas públicas
Governo do Estado institui o ‘Programa MS Sem Racismo’
Confira a lista completa dos inscritos para a Vila dos Idosos da Capital
