Na Capital, energia usada na maior captação de água é de fontes renováveis
Medida inclui uso da Usina de Geração Distribuída Fotovoltaica em Cassilândia


A Águas Guariroba, concessionária responsável pelo saneamento em Campo Grande, investe na sustentabilidade de suas operações com o uso exclusivo de fontes renováveis de energia para a captação de água. Atualmente, 100% do consumo energético da empresa para esse processo provém de fontes renováveis.
A energia é fundamental para todas as etapas da operação da Águas Guariroba, desde o bombeamento da água da captação até a Estação de Tratamento de Água (ETA), passando pelo tratamento da água e pela elevação do esgoto. A Coordenadora de Operações, Isadora Andrade, destacou que o sistema de bombeamento da água, que cobre uma distância de 35 km, consome cerca de quatro milhões de quilowatts de energia por mês. Para comparação, uma residência comum consome em média 152 quilowatts no mesmo período.
Em 2023, a empresa inaugurou a Usina de Geração Distribuída Fotovoltaica em Cassilândia, interior de Mato Grosso do Sul. Esta usina visa reduzir os impactos ambientais e aumentar a eficiência energética. A energia gerada é suficiente para abastecer aproximadamente 1.279 residências e evita a emissão de cerca de 906 toneladas de gás carbônico por ano, equivalente ao plantio de 5.560 árvores, de acordo com a analista de Eficiência Energética, Juliana Gonzales.
Veja Também
Comércio cresce 0,5% em fevereiro e atinge maior patamar da história
UFGD abre 491 vagas para transferência e nova graduação em 34 cursos
Vacina contra gripe é segura e não causa a doença; saiba mais verdades
Produtos artesanais do Pantanal são destaque em nova associação de Corumbá
