Geral

Mutirão para reconhecimento de paternidade será realizado na Capital e interior

Ação da Defensoria Pública, “Meu Pai tem Nome” será realizada neste sábado

|
Redação
(Foto: Matthew Henry/Burst)

A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul realiza neste sábado (17), na Capital e interior, a terceira edição do mutirão para reconhecimento de paternidade “Meu Pai tem Nome”.

Conforme o coordenador do Núcleo da Família, defensor público Carlos Felipe Guadanhim Bariani, o projeto é uma iniciativa do Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege). Em cada Estado, a Defensoria Pública realizará diversas atividades para auxiliar no reconhecimento de paternidade.

“Ter o nome do pai oficialmente em seus registros é algo de extrema importância, não apenas pela oportunidade de um possível convívio familiar, mas porque isso, hoje, define questões que, antes, não eram urgentes, mas que agora são, como o pagamento de uma pensão alimentar ou até mesmo garantir a condição de herdeiro”, pontua o coordenador.

De acordo com dados do Portal da Transparência da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), de janeiro deste ano até o início do mês de agosto, Mato Grosso do Sul já registrou mais de 1.700 filhas e filhos apenas com o nome da mãe na certidão de nascimento.

“Nesta edição do Meu Pai Tem Nome serão realizadas ações para reconhecimento de paternidade, realização de exames de DNA e atividades de educação em direitos, com uma programação voltada à efetivação do direito fundamental de filiação”, revela o coordenador.

Veja Também

Aplicativo sobre de prevenção de desastres já tem 2 mil downloads

Lula sanciona lei sobre uso de bioinsumos na agropecuária

Bebê sobrevive à cirurgia complexa que retirou tumor do coração na Capital

Polícia Civil de MG já identificou 16 vítimas de acidente na BR-116