Mulheres na Ciência destaca luta de cientistas em MS e homenageia protagonistas
O documentário é um registro histórico que busca inspirar e sensibilizar a sociedade sobre a importância do reconhecimento e apoio às mulheres na ciência
Mais de 200 pessoas estiveram presentes na estreia do documentário "Mulheres na Ciência", ocorrido na noite de quinta-feira, dia 29, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande.
A produção do filme foi realizada pelo projeto MS +Ciência, com o apoio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (FUNDECT), em colaboração com a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). A estreia também contou com o suporte do Governo do Estado e do Sebrae.
Durante a exibição, o público se comoveu ao ouvir as histórias de luta contra o preconceito, superação de obstáculos e o esforço por uma sociedade mais justa para as mulheres.
“Quando começamos a produzir o documentário, percebemos que eram histórias que se repetiam, quase todas compartilhavam a mesma história, a dificuldade de maternar e produzir, a dificuldade de ser ouvida, a angústia com a roupa do que vai vestir, várias pequenas tensões que eram muito compartilhadas. Também tínhamos os dados, mas faltava ‘cara’ para esses dados, faltava voz, faltava história e o documentário vem para fazer isso, dar voz a essas mulheres”, explicou o coordenador do projeto MS +Ciência, André Mazini.
As 16 mulheres cientistas entrevistadas no documentário foram homenageadas por suas contribuições para a produção científica. Os depoimentos retratam a força e a resiliência das mulheres e servirão de exemplo e de alerta para a sociedade.
“Eles foram, o André e a equipe, de uma gentileza e nós nos emocionamos. A gente sente o amor investido nesse projeto e é uma honra participar do documentário”, disse a professora Camila Ítavo, reitora eleita da UFMS e uma das entrevistadas do filme.
O documentário contou ainda com o apoio do Governo do Estado, da Secretaria de Estado da Cidadania e do Sebrae. Dirigido por Lucas Verão, o material é um registro histórico sem fins lucrativos que capturou mais de 10 horas de depoimentos reveladores e esperançosos, mostrando a força das mulheres cientistas do estado.
“Eu quero primeiramente agradecer a todos por estarem aqui nesta noite mas, principalmente, agradecer a todas as mulheres que aceitaram contar suas histórias pra gente, que gravaram, que dividiram tantas paixões e é incrível porque uma paixão em comum de todas elas é a paixão pela educação, que tem um potencial transformador na vida das pessoas”, explicou Alessandra Paim Berti, coordenadora do documentário.
Além de sensibilizar para a necessidade de maior apoio e reconhecimento para essas profissionais, o documentário também pretende se tornar uma inspiração para outras mulheres.
“Espero que esse documentário desperte nas meninas a força para não desistir e vencer as dificuldades. Cada depoimento que eu vi hoje retrata as dificuldades que nós vivemos. Desejo que elas vençam as barreiras”, explicou a professora Márcia Alvarenga, uma das homenageadas.
Para assistir ao documentário, obter mais informações e outros conteúdos relacionados basta acessar a página do projeto: https://midiaciencia.com/mulheresciencia.
Veja Também
Agetran reabre cadastro para 2ª remessa do Passe do Estudante 2025
Quarta-feira segue com previsão de chuva na Capital
Pipas na rede deixaram 181,1 mil pessoas sem energia elétrica em 2024
Comarca de Bonito abre inscrições para estágio remunerado em Direito