Geral

Mulheres na Ciência destaca luta de cientistas em MS e homenageia protagonistas

O documentário é um registro histórico que busca inspirar e sensibilizar a sociedade sobre a importância do reconhecimento e apoio às mulheres na ciência

|
Redação
(Foto: Divulgação)

Mais de 200 pessoas estiveram presentes na estreia do documentário "Mulheres na Ciência", ocorrido na noite de quinta-feira, dia 29, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande.

A produção do filme foi realizada pelo projeto MS +Ciência, com o apoio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (FUNDECT), em colaboração com a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). A estreia também contou com o suporte do Governo do Estado e do Sebrae.

Durante a exibição, o público se comoveu ao ouvir as histórias de luta contra o preconceito, superação de obstáculos e o esforço por uma sociedade mais justa para as mulheres.

“Quando começamos a produzir o documentário, percebemos que eram histórias que se repetiam, quase todas compartilhavam a mesma história, a dificuldade de maternar e produzir, a dificuldade de ser ouvida, a angústia com a roupa do que vai vestir, várias pequenas tensões que eram muito compartilhadas. Também tínhamos os dados, mas faltava ‘cara’ para esses dados, faltava voz, faltava história e o documentário vem para fazer isso, dar voz a essas mulheres”, explicou o coordenador do projeto MS +Ciência, André Mazini. 

As 16 mulheres cientistas entrevistadas no documentário foram homenageadas por suas contribuições para a produção científica. Os depoimentos retratam a força e a resiliência das mulheres e servirão de exemplo e de alerta para a sociedade.

“Eles foram, o André e a equipe, de uma gentileza e nós nos emocionamos. A gente sente o amor investido nesse projeto e é uma honra participar do documentário”, disse a professora Camila Ítavo, reitora eleita da UFMS e uma das entrevistadas do filme. 

O documentário contou ainda com o apoio do Governo do Estado, da Secretaria de Estado da Cidadania e do Sebrae. Dirigido por Lucas Verão, o material é um registro histórico sem fins lucrativos que capturou mais de 10 horas de depoimentos reveladores e esperançosos, mostrando a força das mulheres cientistas do estado. 

“Eu quero primeiramente agradecer a todos por estarem aqui nesta noite mas, principalmente, agradecer a todas as mulheres que aceitaram contar suas histórias pra gente, que gravaram, que dividiram tantas paixões e é incrível porque uma paixão em comum de todas elas é a paixão pela educação, que tem um potencial transformador na vida das pessoas”, explicou Alessandra Paim Berti, coordenadora do documentário.  

Além de sensibilizar para a necessidade de maior apoio e reconhecimento para essas profissionais, o documentário também pretende se tornar uma inspiração para outras mulheres.

“Espero que esse documentário desperte nas meninas a força para não desistir e vencer as dificuldades. Cada depoimento que eu vi hoje retrata as dificuldades que nós vivemos. Desejo que elas vençam as barreiras”, explicou a professora Márcia Alvarenga, uma das homenageadas.

Para assistir ao documentário, obter mais informações e outros conteúdos relacionados basta acessar a página do projeto: https://midiaciencia.com/mulheresciencia.

Veja Também

Saúde encerra sala que monitorava casos de intoxicação por metanol

Pioneiro na dança do ventre em MS, Studio Nidal Abdul apresenta espetáculo na Capital

Município convoca 77 médicos para reforçar atendimento na Rede de Saúde

Campo Grande empossa 803 conselheiros locais e distritais de saúde