Diário Digital
 
Geral

MS usa mapeamento para combater vulnerabilidade social

Estudo detalhado orienta ações de inclusão social e redução das desigualdades nos 79 municípios do Estado

|
Redação
AddThis Website Tools
(Foto: Sead Gov MS)

Um diagnóstico detalhado da população de Mato Grosso do Sul tem guiado o Governo do Estado na formulação de políticas públicas voltadas para a inclusão social, redução das desigualdades e melhoria da qualidade de vida. O estudo, que resultou no Índice de Vulnerabilidade Social (IVS), foi tema de artigo publicado na revista do Fórum de Secretários de Estado da Assistência Social (Fonseas).

Assinado pela secretária de Estado da Assistência Social e dos Direitos Humanos (Sead-MS), Patrícia Cozzolino, pela superintendente Kamilla Terezinha Florêncio Nunes e pela coordenadora Cristina Barros de Miranda, o artigo destaca a relevância desse levantamento para a tomada de decisões estratégicas.

O diagnóstico foi realizado pela Sead em parceria com a Superintendência de Inteligência de Dados (SID) e a Secretaria Executiva de Gestão Estratégica e Municipalismo (Segem/Segov). Ele envolveu a análise de dados do CadÚnico e do programa Mais Social, abrangendo os 79 municípios do estado.

(Foto: Sead Gov MS)

O IVS, composto por indicadores de infraestrutura urbana, capital humano, renda e trabalho, identifica áreas prioritárias para ações de assistência social. Segundo o artigo, a pesquisa permite um planejamento intersetorial mais eficiente, voltado para atender a população em situação de vulnerabilidade.

Entre os programas sociais destacados pelo governo estão o Mais Social, que além de garantir segurança alimentar, promove qualificação profissional e geração de renda, e o Conta de Luz Zero, que subsidia a conta de energia de famílias em situação de extrema pobreza. Ambos estão em fase de recadastramento para assegurar o alcance a quem mais precisa.

Veja Também

Banca tematizada do Chico Bento é inaugurada em Campo Grande

Monumento dos três tuiuiús passa por revitalização em Campo Grande

Suzano abre vagas em Brasilândia, Ribas do Rio Pardo e Três Lagoas

Projeto inclui mães atípicas no Programa de Apoio à Mulher Trabalhadora