Geral

MS tem virada no tempo e Inmet alerta para chuvas intensas; veja vídeos

Avanço de uma frente fria provoca mudanças no clima; venta forte em várias cidades

|
Raiane Carneiro

A chegada de uma frente fria provocou uma virada de tempo nas cidades no sul do Estado na tarde desta quinta-feira (21). Cidades como Tacuru, Ponta Porã e Dourados registraram fortes ventos neste início de tarde. Além disso, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou dois alertas de perigo em potencial para o Estado.

Em Tacuru, cidade a 422 km de Campo Grande, fortes ventos foram registrados por volta das 13h tarde. Moradores da região filmaram o céu escuro e galhos de árvores caindo em decorrência da ventania. Há relatos de que alguns pontos da cidade estão sem energia elétrica. 

Dourados, distante 229 km da Capital, também teve fortes ventos neste início de tarde. O cinegrafista Heros Montiel registrou a nuvem de poeira que tomou conta do céu da cidade.  

Ponta Porã, cidade a 312 km da Capital, a mudança de tempo levantou uma nuvem de poeira também na cidade. As imagens registradas pelo ex-secretário de Segurança da cidade, Marcelino Nunes, mostram a situação.  

Sobre Tacuru, em nota, a Energisa informou que os fortes ventos da chuva na região sul do Estado derrubaram árvores e postes. "De forma imediata, a empresa acionou seu plano de contingência e reforçou o número de equipes com o compromisso de atuar com segurança e de acordo com as normas técnicas, a fim de normalizar, o quanto antes, o fornecimento de energia para os clientes nas cidades atingidas", reforçou a concessionária em nota.

 

Tempestade em MS

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou no começo desta tarde dois avisos de perigo em função de fortes chuvas que devem ocorrer no Estado. O aviso de "grande perigo" é para a região sul e vale até às 20h de hoje. De acordo com o Inmet, a previsão para estas cidades é de chuvas com mais de 60 milímetros por hora ou maior que 100 milímetros por dia. O alerta destaca ainda a possibilidade de ventanias com ventos acima dos 100 km/h.

As cidades contempladas neste grupo de "grande perigo" do Inmet são: Amambai, Angélica, Antônio João, Aral Moreira, Batayporã, Bela Vista, Caarapó, Caracol, Coronel Sapucaia, Deodápolis, Douradina, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Itaporã, Ivinhema, Japorã, Jardim, Jateí, Juti, Laguna Carapã, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho, Rio Brilhante, Sete Quedas, Tacuru, Taquarussu e Vicentina.

O restante de Mato Grosso do Sul está sob alerta laranja do Inmet que é classificado como "Perigo" e o aviso é válido até às 10h de amanhã (22). Apenas a região norte do Estado está fora dos dois avisos.


Frente fria

De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (Cemtec), está previsto para hoje o avanço de uma frente fria em Mato Grosso do Sul. Com isso, mais nebulosidade deve ser formar e existe maior chance de chuva.

 

[Matéria alterada às 16:06 para acréscimo de informação] 

Veja Também

Projeto cria lei para proteger crianças de publicidade em ambiente digital

Energisa alerta para a segurança da rede elétrica durante queima de fogos de artifício

Pela 2ª vez, Helena foi o nome mais escolhido em MS; confira o ranking

Com início do verão, MS tem previsão chuvas mais frequentes