MS poderá ter ações sobre doenças cardiovasculares em mulheres
Projeto de lei que tramita na Assembleia cria a institui a campanha “Com o Coração de Mulher”
Mato Grosso do Sul poderá ter um conjunto de ações voltadas à conscientização sobre doenças cardiovasculares em mulheres. É o que prevê o Projeto de Lei 14/2023, protocolado pelo deputado Neno Razuk (PL) na Assembleia Legislativa. A proposta institui a campanha “Com o Coração de Mulher”, a ser celebrado, anualmente, na semana do dia 14 de Maio.
A data foi escolhida porque 14 de maio é o Dia Nacional da Conscientização das Doenças Cardiovasculares na Mulher, de acordo com o primeiro artigo do projeto. A finalidade da campanha é orientar as mulheres sobre o diagnóstico precoce e a prevenção de doenças cardiovasculares. Na justificativa da proposta, o parlamentar informa que essas doenças estão entre as enfermidades crônicas não transmissíveis que mais matam no mundo.
Na semana da campanha, serão realizadas palestras, audiências públicas, seminários, conferências e outras ações, que visem à conscientização e à orientação sobre atividades de prevenção da saúde cardiovascular. De modo detalhado, essas atividades são relativas à educação alimentar e nutricional, com incentivo de hábitos saudáveis e redução de peso; e aos exames de prevenção e controle da hipertensão arterial.
O projeto seguirá para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Caso receba parecer favorável quanto à constitucionalidade, continuará tramitando na Casa de Leis, com votações nas comissões de mérito e em sessões plenárias.
Veja Também
Prefeitura de Bonito abre cadastro de artistas para contratações em 2025
Polícia identifica 26 das 41 vítimas do acidente em Teófilo Otoni
Acordo prevê construção do Fórum da Mulher, Infância, Adolescência e Idoso
Com votação adiada, Orçamento de 2025 terá execução provisória