Diário Digital
 
Geral

MS pode ter semana de sensibilização sobre Neurofibromatose

Norma visa dar visibilidade à problemática da doença Neurofibromatose

|
Redação
AddThis Website Tools
(Foto: Divulgação)

Mato Grosso do Sul pode ganhar mais uma ação em prol da saúde da população. Apresentado nesta quarta-feira (31), o Projeto de Lei 230/2022 institui a "Semana de Sensibilização à Doença Neurofibromatose, também conhecida como doença Von Recklinghausen" - a ser realizada, anualmente, na semana que compreende o dia 17 de maio.

Conforme o projeto, são propósitos da norma: dar visibilidade à problemática da doença Neurofibromatose; contribuir com a sensibilização do tema disseminando informações, quebrando o silêncio e diminuindo o tabu; dignificar o sofrimento e dar voz às famílias; e promover a humanização do atendimento nos serviços de saúde que atendem os casos da doença.

A data poderá ser celebrada com reuniões e palestras a fim de aumentar a conscientização sobre o impacto emocional na vida da família, além de promover a humanização do atendimento nos serviços de saúde, com o oferecimento de apoio multiprofissional. Ainda segundo justificativa da proposta, os recursos necessários para atender as despesas com a execução da lei serão obtidos mediante doações e campanhas, sem acarretar ônus para o Estado.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a Neurofibromatose é um conjunto de doenças genéticas que afetam, mais notadamente, a pele e o sistema neurológico, mas que podem ter inúmeras outras apresentações. A condição se origina de mutações genéticas que resultam em sintomas imprevisíveis, mas que nem sempre são graves.

Veja Também

'Formigão do Vidro' dá destino correto a toneladas de resíduos em MS

Dourados terá ponto facultativo, mas serviços essenciais funcionam

Páscoa Fantástica no Pátio Central Shopping

Asilo São João Bosco sorteia carro zero para ampliar arrecadação

AddThis Website Tools