Diário Digital
 
Geral

MS leva mais de 100 atletas às Paralimpíadas Escolares 2024

A edição deste ano registrou recorde de inscritos, com mais de 2 mil participantes

|
Redação
AddThis Website Tools
O evento vai acontecer na cidade de São Paulo (Imagem: Divulgação)

Mato Grosso do Sul está representado por 101 atletas nas Paralimpíadas Escolares 2024, consolidando-se como a quinta maior delegação da competição. O evento acontece no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo (SP), e é organizado pelo CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro). A participação do estado é coordenada pelo Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura).

A cerimônia de abertura foi realizada ontem (26), e as competições ocorrem de quarta (27) a sexta-feira (29).

O maior evento esportivo inclusivo do mundo

As Paralimpíadas Escolares são reconhecidas como o maior evento esportivo global voltado para crianças e jovens com deficiência. A edição deste ano registrou recorde de inscritos, com mais de 2 mil participantes de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. Desde sua criação, em 2006, o evento tem sido um marco para a inclusão e o desenvolvimento esportivo de jovens paratletas.

Competição em 13 modalidades

Os atletas competirão em 13 modalidades: atletismo, basquete em cadeira de rodas, badminton, bocha, futebol de cegos, futebol PC, goalball, halterofilismo, judô, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado.

O atletismo é a modalidade com maior número de inscritos, somando mil competidores. Em seguida, aparecem a natação (323), bocha (156), tênis de mesa (103) e badminton (102). Pela primeira vez, foram realizadas seletivas estaduais em três modalidades – atletismo, natação e bocha – dentro do Meeting Paralímpico Loterias Caixa, que percorreu todo o país no primeiro semestre promovendo competições de alto rendimento.

Destaques e metas de Mato Grosso do Sul

O secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, ressaltou a relevância do evento para a inclusão social e o fortalecimento do esporte no estado.

"As Paralimpíadas Escolares mostram como o esporte pode transformar vidas, promovendo inclusão e desenvolvimento pessoal e social. Mato Grosso do Sul tem avançado significativamente, e estamos muito orgulhosos de apoiar nossos atletas, que são verdadeiros exemplos de superação e determinação."

Leandro Fonseca, diretor de Excelência e Capacitação Esportiva da Fundesporte, destacou o progresso da delegação e as metas para a edição de 2024.

"Nossa expectativa é alta. No ano passado, alcançamos a quinta posição, e o objetivo agora é manter-nos entre os cinco melhores do Brasil. Expandimos nossa participação de sete para nove modalidades, com a estreia no goalball e no halterofilismo, evidenciando nosso crescimento no esporte paralímpico."

Veja Também

Juízes do TJMS visitam Núcleo de Apoio às Vítimas em Campo Grande

Prefeitura entrega nesta quarta-feira reforma em teminais da capital

Inscrições em concursos públicos do IFMS seguem abertas até dia 10

Tribunal de Justiça define novo juiz de cooperação do programa Lar Legal MS

AddThis Website Tools