MS estabelece diretrizes para valorização da atividade de podólogo
Nova lei estimula formação e atuação de podólogos no estado


A partir desta sexta-feira (18), entra em vigor a Lei Estadual 6.324 de 2024, que estabelece diretrizes para o estímulo da atividade de podólogo em Mato Grosso do Sul. A legislação, de autoria da deputada Mara Caseiro (PSDB), busca valorizar a profissão e reconhecer a importância dos podólogos na promoção da saúde pública.
De acordo com a nova lei, os profissionais da área de podologia são definidos em duas categorias: o podólogo, que possui formação de nível superior em podologia e está habilitado em curso aprovado por órgão competente e regulamentado pelo Ministério da Educação; e o técnico de podologia, que tem formação de nível médio e é habilitado em curso técnico também aprovado e regulamentado.
A lei estabelece diretrizes que incluem a realização de palestras e cursos informativos sobre a profissão, além de direcionar a atuação dos podólogos para a promoção, proteção e recuperação da saúde da população. Um dos principais objetivos é incentivar a formação de novos profissionais na área, reconhecendo sua relevância além do aspecto estético e do embelezamento dos pés.
A deputada Mara Caseiro enfatizou que a atuação do podólogo é fundamental para a saúde pública, destacando que a podologia é uma área auxiliar da Medicina, voltada para o estudo, tratamento e prevenção das podopatias, que são as doenças dos pés. Ela ressaltou que os podólogos estudam em profundidade a anatomia, fisiologia e biomecânica do pé e do tornozelo, além de conhecer as enfermidades que podem afetá-los.
Entre as especialidades da podologia, estão a podopediatria, podogeriatria, cuidados com pés de risco, podologia desportiva e podologia laboral. A deputada ressaltou que a atuação desses profissionais é crucial na prevenção de amputações e na promoção de uma melhor qualidade de vida para pacientes, especialmente diabéticos.
“É necessário um reconhecimento e valorização da podologia em âmbito estadual. Essa profissão é extremamente importante e necessária para a saúde da população”, afirmou Mara Caseiro. Com a nova lei, o estado dá um passo importante em direção ao fortalecimento da profissão e ao bem-estar dos cidadãos.
Veja Também
Creches têm mais crianças negras do que brancas pela 1ª vez
Drive-thru da SES segue com plantão de vacinação contra a gripe até quinta-feira
Feriado tem ‘Amigos do Parque’ de sexta a segunda
Leilão do Detran tem Corolla com lance inicial de pouco mais de R$ 10 mil
