Geral

MS constrói ponte no maior assentamento do Brasil

|
Redação

Considerado pelos movimentos sociais como o maior assentamento do Brasil, Nova Itamarati, em Ponta Porã, tem recebido importantes investimentos do Governo do Estado. Na área da infraestrutura, a construção de uma ponte de concreto vai integrar a região produtora e facilitar a vida dos camponeses.

“O benefício vai ser para Itamarati, Cabeceira do Apa, Nova Era e Antônio João”, afirma a comerciante Jurema Vieira Matoso, de 48 anos. A mulher, que vive em Nova Itamarati e trabalha em Nova Era, explica que a ponte de concreto vai substituir uma estrutura de madeira, que era antiga e ruiu devido às chuvas intensas.

“Ficamos isolados por pouco tempo, graças ao governo que agiu rápido. Em menos de cinco meses já fizeram a de concreto, que vai ser liberada dia 2 de março para carros pequenos”, conta.

O cálculo de Jurema bate com os dados da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul). Conforme o órgão estadual, as obras de construção iniciaram em outubro de 2018 e terminarão em março deste ano.  Na estrutura de concreto armado, que tem 60 metros de extensão, foi investido R$ 1,5 milhão.

“Essa ponte vai ajudar as crianças que vão à escola e as pessoas que plantam e precisam passar com a colheitadeira, plantadeira e outras máquinas”, completa a comerciante.

A construção da travessia está em fase final de obra. No momento, é executado serviço de concretagem das barras rígidas e de enleivamento. Posteriormente serão limpeza e sinalização definitiva. “Para nós representa muito essa ponte, pois temos no assentamento uma estrutura grande de trabalho”, afirma o presidente da Associação do Assentamento Nova Era, Carlos Arnóbio Stein, de 46 anos.

Governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja destacou a importância da obra para a agricultura familiar durante agenda em Ponta Porã na semana passada. Ele esteve na cidade para entregar patrulhas mecanizadas e maquinários agrícolas que fortalecem e profissionalizam a atividade no campo.

Veja Também

Justiça do Trabalho determina volta de 70% dos motorista durante greve

Indígenas mantêm interdição parcial no anel viário em Dourados

MS Ativo Cooperação encerra 2025 com adesão total dos municípios

Festival de Ginástica da Prefeitura em Campo Grande