MS cai uma posição e é o 3º do país com maior população indígena
População indígena total de MS ultrapassa os 116 mil e fica atrás apenas dos estados de Amazonas e Bahia


Mato Grosso do Sul é o terceiro estado com a maior população indígena em todo país. Ao todo, são 116.346 pessoas indígenas residentes em solo sul-mato-grossense. No novo Censo Demográfico 2022, o Estado caiu uma posição no ranking.
Em 2010, Mato Grosso do Sul levava o título de segundo estado no país com a maior população indígena. Hoje, fica atrás do Amazonas e da Bahia. Nestes mais de 10 anos, o número de indígenas no território estadual aumentou 51,04%.
O Censo Demográfico Indígenas 2022 foi publicado nesta segunda-feira, 07 de agosto, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A coleta teve início em 1º de agosto de 2022 e os trabalhos de coleta e apuração foram concluídos em 28 de maio de 2023.
Todos os 79 municípios de Mato Grosso do Sul apresentaram presença de indígenas. Ainda, 62 municípios apresentaram aumento da população indígena entre 2010 e 2022. Conforme o IBGE, os cinco maiores municípios do Estado em população indígena são: Campo Grande, Dourados, Amambai, Aquidauana e Miranda.
No que se refere ao nível territorial de Terra Indígena, foram adicionadas seis novas unidades territoriais às 37 unidades de MS do Censo Demográfico 2010, sendo 02 delas provenientes de segmentações das novas Terras Indígenas consideradas e quatro novas porções de Terras Indígenas já existentes no Censo 2010, mas cujos limites foram aperfeiçoados no Censo 2022.
As Terras Indígenas de MS incluídas entre o Censo 2010 e o Censo 2022 foram: Jatayvari, Cachoeirinha, Ofayé-Xavante, Yvy-Katu, Taunay/Ipegue e Buriti.
Veja Também
'Formigão do Vidro' dá destino correto a toneladas de resíduos em MS
Dourados terá ponto facultativo, mas serviços essenciais funcionam
Páscoa Fantástica no Pátio Central Shopping
Asilo São João Bosco sorteia carro zero para ampliar arrecadação
