MS atinge nota máxima em avaliação de solidez fiscal e amplia acesso a crédito
Com nota CAPAG A+ do Tesouro Nacional, estado poderá obter novos créditos com aval da União
Pela primeira vez, Mato Grosso do Sul recebeu a nota CAPAG A+, classificação máxima do Tesouro Nacional que avalia a solidez e equilíbrio fiscal dos estados. Com essa nota, o Estado poderá ampliar suas operações de crédito com aval da União.
A mudança da nota, de “B” para “A+”, foi comunicada ao governo e à Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz) em nota técnica do Tesouro Nacional, refletindo a capacidade de pagamento e o baixo risco para novos empréstimos.
A avaliação corresponde ao exercício financeiro de 2023, primeiro ano da gestão do governador Eduardo Riedel, que destaca o equilíbrio fiscal como marco de sua administração. Segundo o secretário de Fazenda, Flávio César, a nota CAPAG A+ "é indicativo de estabilidade fiscal e crescimento."
Criado pelo Tesouro Nacional, o indicador CAPAG mede a saúde fiscal de estados e municípios e sinaliza sua capacidade de endividamento. As notas "A" e "B" permitem contratação de empréstimos com juros mais baixos e garantias da União, enquanto "C" e "D" indicam alto risco, impossibilitando novos créditos.
Poder de investimento e competitividade
O equilíbrio fiscal permitirá ao Mato Grosso do Sul investir em áreas prioritárias como infraestrutura, educação, saúde e segurança nos 79 municípios. O Estado possui atualmente a maior taxa de investimento do Brasil, conforme o Ranking de Competitividade dos Estados e dos Municípios, divulgado em 2024 pelo Centro de Liderança Pública (CLP).
Para manter o ritmo de crescimento, a gestão estadual atua em quatro eixos estratégicos: sustentabilidade, digitalização, prosperidade e inclusão.
Veja Também
Campo Grande amplia vacinação contra dengue para nova faixa etária
Rede fast food oferece lanche de graça para advogados provarem lançamento
Hotel oferece Day Use com piscina, quarto exclusivo e pode até levar o pet
Escola Sesi abre matrículas para 2025 em oito unidades do Estado