Geral

MPMS marca presença no 'MS em Ação' em aldeia indígena de Porto Murtinho

Evento levou serviços de cidadania, saúde e justiça à comunidade Alves de Barros

|
Redação
MPMS, a Defensoria Pública e o Poder Judiciário atuaram em conjunto para facilitar o acesso à justiça (Foto: Decom/ MPMS)

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (MPMS) esteve presente, no último sábado (26), na 7ª edição do programa “MS em Ação – Segurança e Cidadania”, realizado na aldeia indígena Alves de Barros, em Porto Murtinho. A iniciativa tem por objetivo levar serviços públicos diretamente às comunidades, promovendo cidadania e inclusão social.

Durante o evento, a população local teve acesso a diversos serviços gratuitos, como consultas médicas e odontológicas, emissão de documentos (CPF, Identidade Nacional e certidões civis), perícias, atendimento jurídico e mediação de conflitos. O MPMS, a Defensoria Pública e o Poder Judiciário atuaram em conjunto para facilitar o acesso à justiça.

Representando o MPMS, o Promotor de Justiça Marcos André Sant’Ana Cardoso, membro colaborador do Núcleo de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (Nupier), teve a oportunidade de atender moradores da aldeia, prestar orientações jurídicas e estreitar o relacionamento da instituição com os demais órgãos presentes. A ação reuniu mais de 40 instituições públicas e privadas.

Para o Promotor de Justiça, é importante levar o MPMS até as comunidades indígenas e, com isso, fortalecer o diálogo e a presença institucional.

“É muito significante poder conversar com os moradores, apresentar a instituição e prestar serviços no local. Esses eventos ampliam a cidadania por meio da atuação rápida e integrada dos órgãos públicos”, declarou.

Promovido pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, em parceria com a Secretaria de Cidadania e outras entidades, o programa “MS em Ação” busca reduzir distâncias geográficas e sociais, garantindo direitos fundamentais a comunidades em situação de maior vulnerabilidade.

O evento foi mais uma oportunidade de colocar o cidadão no centro das políticas públicas, com respeito à diversidade e à inclusão.

Veja Também

Justiça do Trabalho determina volta de 70% dos motorista durante greve

Indígenas mantêm interdição parcial no anel viário em Dourados

MS Ativo Cooperação encerra 2025 com adesão total dos municípios

Festival de Ginástica da Prefeitura em Campo Grande