MPMS abre inquérito sobre falhas frequentes nas linhas de emergência de Dourados
Instabilidade nos números 190, 192 e 193 levam a abertura de procedimento administrativo para garantir segurança à população

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) instaurou um procedimento administrativo para monitorar a instabilidade das linhas telefônicas de emergência 190 (Polícia Militar), 193 (Corpo de Bombeiros) e 192 (SAMU) em Dourados. O procedimento foi aberto em resposta a falhas sucessivas que ocorreram ao longo de 2025.
As falhas mais críticas foram em março e abril, quando as linhas da PM e dos Bombeiros saíram do ar, obrigando a divulgação de números alternativos. Em setembro, a inoperabilidade da linha 192 do SAMU acendeu um novo alerta sobre a fragilidade do sistema.
A operadora responsável pela infraestrutura atribuiu os problemas a furtos de cabos e informou estar migrando as linhas para a tecnologia VoIP, com base em fibra óptica. Enquanto a transição, que está em andamento, não é concluída, o atendimento do 193 de Dourados está sendo centralizado em Campo Grande.
Como parte do procedimento, o MPMS notificou a Prefeitura de Dourados e o Governo do Estado para que prestem esclarecimentos e apresentem documentos sobre as medidas adotadas. Eles têm 20 dias úteis para responder às solicitações.
A 10ª Promotoria de Justiça ressalta que a estabilidade desses canais é crucial para assegurar o direito constitucional à segurança e à vida da população e continuará monitorando o caso para garantir uma solução definitiva para o problema.
Veja Também
Papai Noel causa comoção em visita a hospital público da Capital
Inquérito tenta agilizar acesso a leitos de urgência e emergência
Corumbá abre Jardim de Natal com shows, feira de artesanato e presépios
Celular Seguro passa a bloquear também aparelhos sem o app instalado