Geral

MP pede afastamento do prefeito de Ladário por assédio moral e eleitoral

Ação foi protocolada no dia 26 de Novembro; Promotor pede indenização de 1 milhão

|
Redação
(Foto: Reprodução Agência de Notícias do Governo de Mato Grosso do Sul)

O Ministério Público Estadual (MP-MS) protocolou no último dia 26 de novembro uma ação civil pública solicitando o afastamento imediato do prefeito de Ladário, Iranil de Lima Soares (PP), e da ex-secretária de Assistência Social, Graciele Zório Franco. O pedido, apresentado pelo promotor de Justiça Luciano Bordignon Conte, inclui acusações de assédio moral, assédio eleitoral e perseguição a servidores públicos durante e após a campanha municipal de 2020.

De acordo com o MP, depoimentos e documentos, como mensagens ameaçadoras por aplicativos de celular, apontam demissões arbitrárias e perseguições a funcionários que se recusaram a apoiar a candidatura do sucessor de Iranil, Luciano Cavalcante Jara, ou a campanha de Graciele Zório para a Câmara de Vereadores. Nenhum dos dois foi eleito.

Entre as vítimas citadas está Rafaella Fernanda Sabetti Lengruber, ex-coordenadora do Cras, que relatou ter sido transferida repetidas vezes para setores distintos, sem atribuições claras, após rejeitar participar da campanha eleitoral. Ela perdeu a gratificação salarial e chegou a trabalhar no Creas em condições precárias, sentada em uma cadeira de plástico por oito horas diárias.

O MP também destacou que Graciele, mesmo afastada oficialmente durante o período eleitoral, teria continuado a dar ordens na secretaria, o que levou ao afastamento de sua substituta por discordâncias éticas.

Além do afastamento, o promotor solicitou a condenação de Iranil e Graciele ao pagamento de R$ 1 milhão por danos morais, valor a ser revertido ao Conselho de Segurança de Corumbá e Ladário.

A assessoria do prefeito Iranil afirmou ao Diário Corumbaense que ele ainda não foi notificado e só se manifestará no processo. Graciele Zório optou por não comentar o caso.

O pedido será analisado pela Vara de Fazenda Pública e de Registros Públicos da Comarca de Corumbá.

Veja Também

Justiça do Trabalho determina volta de 70% dos motorista durante greve

Indígenas mantêm interdição parcial no anel viário em Dourados

MS Ativo Cooperação encerra 2025 com adesão total dos municípios

Festival de Ginástica da Prefeitura em Campo Grande