Diário Digital
 
Geral

MP participa de iniciativas de proteção às mulheres e inovação tecnológica

Cerimônia em Brasília destaca o fortalecimento da rede de apoio às mulheres em situação de violência doméstica

|
Redação
AddThis Website Tools
iniciativa proporcionará condições comerciais diferenciadas e mais vantajosas, além de promover maior eficiência, economicidade e segurança jurídica nas contratações (Foto: Divulgação)

Em Brasília (DF), o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) marcou presença na cerimônia de assinatura do protocolo de intenções do programa "Antes que Aconteça".

O documento celebra a parceria entre o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a senadora Daniella Ribeiro e a deputada federal Soraya Santos, na sede do CNMP.

O programa foi criado para garantir recursos destinados ao fortalecimento da rede de apoio às mulheres em situação de violência doméstica, com foco na prevenção. Seus quatro objetivos principais são: fortalecer o cumprimento da Lei Maria da Penha, construir políticas públicas de justiça e segurança, ampliar o acesso à Justiça para mulheres e promover formação, capacitação e produção científica sobre os direitos das mulheres.

A iniciativa busca criar diversos mecanismos para a proteção feminina, como salas especializadas para atendimento de mulheres vítimas de violência nas delegacias, cursos de defesa pessoal, Salas Lilás, monitoramento eletrônico e incentivo ao empreendedorismo feminino.

Na ocasião, o presidente do CNMP, Paulo Gonet, destacou os dados alarmantes sobre a violência contra mulheres: “Somente em 2024, o Brasil registrou 1.450 feminicídios, o que representa uma mulher morta a cada seis horas, além de 71.892 casos de estupro, o que dá uma média assustadora de 196 estupros por dia. Esses números representam vidas interrompidas, famílias destruídas, futuros destroçados e dignidade desprezada.”

Outro evento que contou com a participação do Ministério Público de Mato Grosso do Sul foi a cerimônia de assinatura do Acordo Institucional entre o CNMP e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), realizada na sede do Conselho. O objetivo do acordo é estabelecer negociações para a contratação de produtos e serviços de tecnologia da informação para o CNMP e o Ministério Público brasileiro.

A iniciativa proporcionará condições comerciais diferenciadas e mais vantajosas, além de promover maior eficiência, economicidade e segurança jurídica nas contratações.

Os MPs poderão aderir ao acordo mediante solicitação e prévia aceitação do CNMP, por meio da assinatura do termo de adesão, sem necessidade de anuência adicional do Serpro.

Veja Também

Brasil e Paraguai unem forças para fortalecer a saúde nas fronteiras

Faculdade oferece atendimento nutricional gratuito em Campo Grande

Prefeitura de Três Lagoas revoga Taxa do Lixo

Construções em área de preservação deve passar por ajuste de conduta

AddThis Website Tools