Movimento Amazônia em Pé coleta assinaturas na Capital
No sábado, ação será na Feira São Chico e no domingo, na Feira da Praça da Bolívia
Na semana que é celebrada o Dia da Amazônia, o movimento ‘Amazônia de Pé’ realiza coleta de assinaturas em todo o país para levar ao Congresso Nacional um Projeto de Lei de iniciativa popular que trata da salvaguarda das florestas públicas da Amazônia, para que elas sejam transformadas em Unidades de Conservação e resguardadas por povos indígenas, quilombolas, ribeirinhos e pequenos extrativistas.
Em Campo Grande, ativistas estarão coletando assinaturas neste sábado (9), na Feira São Chico e no domingo (10), na Feira da Praça da Bolívia. Como o projeto tem como autor o povo brasileiro, por isso de origem popular, é preciso a assinatura de 1% do eleitorado do país, o equivalente a 1,5 milhão de assinaturas, apenas para levar o Projeto de Lei Amazônia de Pé ao Congresso Nacional.
Dentre os voluntários das banquinhas de coletas de assinaturas na Capital, está a produtora cultural Camila Santana. “Estava angustiada com o futuro das florestas do Brasil. Lutar pelo futuro do Planeta parecia parte de um mundo distante. Até que uma amiga me enviou a matéria do movimento Amazônia de Pé. Entrei em contato e poucos dias recebi o e-mail de parceria para representar o Mato Grosso do Sul”, explica.
A iniciativa contou com o apoio da Associação Entre Nós, que produz ações socioeducativas e atividades em comunidades com base na Socionomia, ciência dos grupos mais conhecida como Psicodrama, com o propósito de contribuir para o desenvolvimento humano e social.
“Apoiamos o Projeto Amazônia de Pé e, em conjunto com a Comunidade Centro-Oeste do Movimento, nos engajamos na campanha por assinaturas que levem o projeto de lei ao Congresso Nacional. Dentro do nosso escopo, estamos agindo pela proteção das florestas e povos da Amazônia e, como disse Chico Mendes, não apenas para salvar as seringueiras ou a floresta, mas proteger a humanidade, a sua condição de vida humana sobre a Terra”, acrescentou a psicóloga, Luiza Barros.
Entenda - Depois que chegar à Câmara dos Deputados, o projeto poderá passar por até três comissões temáticas, nas quais será analisado o mérito, além da análise de constitucionalidade na Comissão de Constituição, Cidadania e Justiça.
Se aprovado nas comissões, o projeto passará por votação no plenário, onde será preciso a maioria simples para aprovação (mínimo de 129 deputados votando “sim”, a depender do quórum). Depois a votação segue para o Senado, onde serão necessários 41 votos.
Amazônia de Pé - O Amazônia de Pé é um movimento nacional pela proteção das florestas e dos povos da Amazônia. São centenas de organizações e milhares de ativistas mobilizados em redes, ruas e rios de todas as regiões do país. Mais informações em https://amazoniadepe.org.br/
Serviço:
Sábado 9/9 – Feira São Chico
Orla Morena, a partir das 17h
Domingo 10/9 – Feira da Bolívia
Rua Barão da Torre, esquina com Rua das Garças, santa Fé, a partir das 9h
Veja Também
Adestrador de cavalos de MS faz sucesso nos Estados Unidos
Moraes pede explicações sobre visitas a presos do Inquérito do Golpe
Rodovia BR-163/MS terá movimento intenso na virada do ano
Confira dicas de médica dermatologista para manter a saúde da pele