Mostra Literária de Pessoas com Deficiência será em Campo Grande
Evento contará com rodas de conversa, oficinas e apresentações culturais no dia 26
A Inclui MS – I Mostra Literária de Pessoas com Deficiência será realizada no dia 26 de Outubro, no Centro Cultural José Octávio Guizzo, em Campo Grande, a partir das 7h. O evento tem como foco promover a inclusão e diversidade na literatura, dando visibilidade à produção artística de pessoas com deficiência. A programação conta com rodas de conversa, oficinas, apresentações culturais e exposições, todas acessíveis. A mostra é financiada pela Lei Paulo Gustavo de Mato Grosso do Sul.
A abertura oficial será seguida por uma declamação de poema em Libras. Um dos destaques é a roda de conversa com Caio Henrique, autor do livro Diário do Caio Henrique – Uma história de persistência e conquista, mediada por Telma Nantes, Subsecretária de Pessoas com Deficiência. Outros autores também participarão, como Shirley Vilhalva, com Despertar do Silêncio, e Cris Souza, autora de As Aventuras de Pitita, a Perninha Sapeca.
À tarde, serão oferecidas oficinas voltadas à criatividade e à expressão artística, como a de Literatura Surda e Adaptações em Libras, além da Oficina Pigmentação da Resistência, ministrada por Sol Terena. A noite será marcada por apresentações culturais, incluindo o espetáculo teatral *Cegalidades*, uma performance de dança do ventre inclusiva, e um show ao vivo do Trio ABC, formado por músicos cegos.
O evento terá stands com livros de artistas com deficiência, uma feira inclusiva e uma exposição de artes visuais da APAE, com visita guiada. Toda a programação será acessível, com intérpretes de Libras, audiodescrição, acessibilidade física, abafadores de sons para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e braille.
Durante a mostra, será realizado o mapeamento "Acessa Mais", que visa identificar artistas e agentes culturais com deficiência no Brasil. A iniciativa é uma colaboração entre o Ministério da Cultura e a Universidade Federal da Bahia, com o objetivo de ampliar a acessibilidade cultural em Mato Grosso do Sul.
Veja Também
Bancos voltam a funcionar normalmente hoje
MS encerra 2024 com mais de R$ 2,4 bilhões investidos em saúde