Geral

Moradora encontra anfíbio no quintal e aciona PMA

Cobra-de-duas-cabeças é frequentemente confundido como uma serpente, mas não é

|
Redação
(Foto: Divulgação/PMA)

 Um anfíbio conhecido como cobra-de-duas-cabeças foi capturado nesta terça-feira, 11 de Abril, por Policiais Militares Ambientais de Aparecida do Taboado. A moradora (44) de uma residência no bairro Jardim Glória telefonou para a PMA, quando viu o que ela achou que seria uma serpente de duas cabeças no quintal de sua residência. 

Uma equipe da PMA foi ao local e verificou tratar-se de um Amphisbaena alba, conhecida pela população como cobra-de-duas-cabeças, que é confundido como uma serpente pela população, mas não é. O animal foi capturado com uso de um gancho especial e foi colocado em uma caixa de contenção. Ele não apresentava ferimentos e foi solto em uma mata próximo ao rio Paraná e distante do perímetro urbano.

A anfisbênia, que não é peçonhento, mas que possui mordida muito forte, é chamada no Brasil principalmente por cobra-de-duas-cabeças, por ter a cauda arredondada, embora pertença à Classe Squamata. São répteis com escamas no corpo e não são lagartos e nem serpentes. É também chamado de mãe-de-saúva, ibirajara e ubijara.

Veja Também

Justiça do Trabalho determina volta de 70% dos motorista durante greve

Indígenas mantêm interdição parcial no anel viário em Dourados

MS Ativo Cooperação encerra 2025 com adesão total dos municípios

Festival de Ginástica da Prefeitura em Campo Grande