Diário Digital
 
Geral

Moinho Cultural promove encontro com MinC e agentes culturais

Reunião em Corumbá destacou estratégias de articulação e troca de experiências entre pontos de cultura de MS

|
Redação
AddThis Website Tools
(Foto: Divulgação)

O Comitê Gestor e agentes culturais do Pontão de Cultura de Mato Grosso do Sul: “Moinho Cultural - Unindo os Pontos” se reuniram, neste mês de Dezembro com o Ministério da Cultura (MinC) e também os Pontos de Cultura do Estado para troca de experiências e discussões para o fortalecimento da missão.

A reunião aconteceu em Corumbá, na sede do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, que é o Pontão de Cultura sul-mato-grossense. Os Pontões de Cultura são entidades ou instituições que articulam um conjunto de outros pontos culturais, desenvolvendo ações de mobilização, formação, mediação, divulgação e integração para com a sociedade.

Com a presença do coordenador de articulação do Cultura Viva do MinC, Leandro Anton, participaram do encontro membros do Comitê Gestor e representantes das organizações parceiras: Grupo Vozes Especiais, Sociedade Comunitária Gibiteca, Fundação Nelito Câmara, Circo do Mato e Grupo TEZ.

Durante o encontro, foram debatidas estratégias para fortalecer a rede de pontos de cultura, alinhar políticas públicas e ampliar o impacto das ações desenvolvidas nas comunidades.

“A reunião envolveu o Comitê Gestor do Pontão, que é um importante princípio de participação e organização de rede com todos os pontos de cultura. O comitê ajuda a planejar ações, mapear, e também formar, além da condução dos agentes de cultura viva, que é uma meta dentro do plano de trabalho, que é buscar renovação geracional”, explicou o coordenador de articulação do Cultura Viva do MinC, Leandro Anton.

Para a diretora-executiva do Moinho Cultural, Márcia Rolon, a reunião é um marco para a rede sul-mato-grossense. “A oportunidade de sentar com o Ministério da Cultura e fazermos um balanço das nossas ações e, junto com parceiros, discutirmos novas estratégias, compartilharmos nossas experiências até aqui é algo enriquecedor e fundamental para que continuemos transformando vidas por meio da cultura”, afirmou.

Representante do Ponto de Cultura Circo do Mato, a produtora cultural Laila Saad Pulchério foi uma das participantes da reunião.

“A reunião dos pontos de cultura foi maravilhosa. É algo que só enriquece a gente e contribui para que tenhamos mais vontade e paixão. Nos entendemos, pois somos pessoas parecidas, que atuam em áreas diferentes. Estou feliz por estar em Corumbá e fazer parte dessa rede”, destacou.

Os Comitês Gestores desempenham um papel fundamental na articulação e implementação de políticas culturais em nível local e regional. Eles são responsáveis por identificar necessidades, propor ações e mobilizar recursos para promover a cultura de forma ampla e inclusiva.

Sobre o Pontão Moinho Cultural

Comemorando 20 anos em 2024, o Instituto Moinho Cultural Sul-Americano é uma organização da sociedade civil que atua nos territórios fronteiriços do Brasil para a transformação positiva da realidade local, dando voz e vez às crianças, adolescentes e jovens, por meio de acesso a bens culturais, conhecimento tecnológico, noções de empreendedorismo e cidadania plena. Desde o início das atividades, mais de 25 mil crianças e adolescentes já foram atendidos pela instituição.

Veja Também

Corumbá inscreve dez projetos no Novo PAC 2025

Fundação de Cultura inicia escutas públicas para atualizar Sistema Estadual de Cultura

Funtrab oferece vaga de engenheiro civil com salário de R$ 13 mil

Cheio de belezas naturais, Jardim quer ser destino sustentável e inovador

AddThis Website Tools