Diário Digital
 
Geral

Mirian empreende com calçados há 20 anos e se reinventou na pandemia

Mulher de negócios começou nos fundos de casa e hoje se tornou referência em produtos de qualidade

|
Isabela Duarte
AddThis Website Tools
(Foto: Luiz Alberto)

Mirian Rodrigues Sotolani, de 45 anos, é uma das mulheres empreendedoras que lutam pela conquista de seu espaço profissional e pelo sustento da família. Há 20 anos, ela abriu a Mirian Calçados e com o lema “Uma casa que é uma loja. Uma loja que é uma casa”, cativa os clientes pelo atendimento.

A empreendedora começou vendendo sapatos pois não podia trabalhar fora quando os filhos nasceram. Ela decidiu então fazer um pedido de rasteirinhas na fábrica da qual o marido era representante e ofereceu para as vizinhas.

“E assim começamos aos poucos. Os clientes chegavam e perguntavam sobre mais marcas e eu respondia que estávamos no começo e as portas foram se abrindo”, conta Mirian.

Frente da casa que se tornou a fonte de renda da família (Foto: Luiz Alberto)

As vendas eram realizadas em um quartinho no fundo da casa onde ela, o marido, Ednaldo Santana, e seus dois filhos, Gabriel e Maria Gabriela, moravam. Hoje, o imóvel foi todo destinado à loja, com espaços para sapatos femininos, infantis, masculinos e também vestuário.

Seu primeiro estoque foi de outra loja que estava devendo um valor a Reginaldo e devolveu em sapatos. 

“Foi muito difícil pegar um estoque de uma loja, que normalmente já não agradou os clientes. Mas, nós, mulheres empreendedoras, temos que apresentar soluções, criar e decidir o que você vai fazer”, afirma.

Assim, ela enchia o carro com a mercadoria e ia nas casas vizinhas, nas escolas, oferecendo os produtos, conquistando clientes.

(Foto: Luiz Alberto)

Honestidade - Uma das dicas de Mirian é sempre ter honestidade nos negócios, organizar-se para pagar em dia os fornecedores e colaboradores, além de ter um ótimo atendimento e marketing.

“Eu faço com que os meus clientes se sintam em casa mesmo, com qualidade no atendimento e no produto, com boas marcas, e assim eu tenho muita clientela, de vários bairros de Campo Grande”, diz a empreendedora.

Outro ponto destacado, é conhecer bem a região de seu comércio, sempre levando o interesse do cliente em conta.

(Foto: Luiz Alberto)

Dificuldades - Mirian também relata uma fase muito difícil para a loja, a pandemia do Coronavírus. Com o lockdown, o comércio ficou de portas fechadas, prejudicando o pagamento de fornecedores e recebimento dos clientes.

“Mas nós temos parceiros que são parceiros mesmo. A fábrica, vendo toda a situação do país, entenderam que nós não pagamos em dia porque o comércio estava fechado e os fornecedores olharam para a gente, tiveram empatia e nos deram esse respaldo”, afirma, acreditando que a pandemia fortaleceu ainda mais essa relação.

Foi durante esse período que ela decidiu também inovar nos produtos e se reinventar. Investiu em roupas infantis e femininas, trazendo mais opções para fidelizar clientes. Hoje, já pensa em expandir o espaço para o ramo.

“Como somos uma loja de bairro, o meu diferencial são as marcas com que trabalho. Quando comecei a vender as roupas, optei pela qualidade e preço bom”, conta Mirian.

(Foto: Luiz Alberto)

Família - Com o tempo, toda a família foi envolvida no comércio. O esposo ajuda no marketing e nas entregas dos produtos, que são grátis para toda a cidade e os filhos vendem e atendem os clientes.

“Hoje eu sou muito realizada profissionalmente. Eu chego pela manhã, chamo minhas colaboradoras e pergunto ‘o que vamos fazer para vender mais hoje?’. Se você se realiza profissionalmente, não tem erro”, recomenda.

Mirian incentiva a todas que desejam empreender a nunca desistir e ter sonhos, para querer ir sempre além do que você espera.

Sua filha mais nova, Maria Gabriela Santana, de 18 anos, hoje estuda administração, influenciada por, desde a infância, ajudar os pais na Mirian Calçados.

“Eu escolhi administração justamente por causa da loja, porque sempre gostei bastante dessa parte de vendas, atendimento e acho que foi uma coisa que desenvolvi desde cedo”, afirma a filha, que cresceu neste ambiente desde os nove anos.

Mirian e sua filha, Maria Gabriela (Foto: Luiz Alberto)

Mirian é uma das tantas mulheres que começaram em casa seu negócio e hoje sustentam a família.

“O sentimento é de gratidão, primeiramente a Deus, que nos capacita para aquele sonho que a gente almeja e eu realmente me sinto realizada nesta casa que é uma loja”, conclui.

Contato -  A Miriam Calçados está localizada na rua Joaquim Pereira Gabriel, número 164, no bairro Jardim Panamá. De segunda à sexta-feira, o horário de atendimento é das 9h às 18h. Aos sábados, das 9h às 15h.

O telefone para contato é (67) 3362-9491 ou (67) 99299-9089. Acompanhe a loja também pela redes sociais e fique por dentro das novidades e promoções.

Equipe da loja Mirian Calçados (Foto: Luiz Alberto)

Mulheres no Empreendedorismo - Esta matéria faz parte de um projeto voltado ao empreendedorismo feminino. O Diário Digital irá trazer ainda as histórias de mais duas mulheres que se realizaram profissionalmente fazendo seu próprio negócio. 

Manicure a domicílio e cabeleireira, Maiara Alexandre, de 29 anos, começou na profissão ainda adolescente, após realizar um curso gratuito. Hoje, ela concilia os atendimentos com a maternidade e os desafios de empreender na estética.

Na área da construção civil, Dayana Pires enfrenta ainda os preconceitos com a conquista de um espaço visto como masculino. A pintora fideliza seus clientes pela qualidade do trabalho e tem a agenda cheia por meio de indicações.

Veja Também

MS registra mais de 8,9 mil adesões ao novo consignado do FGTS

Mais de 1.700 carteiras de identidade com símbolo do TEA

Hemosul da Capital faz apelo à população por doações de sangue

MP participa de iniciativas de proteção às mulheres e inovação tecnológica