Geral

Ministério da Saúde decreta emergência na Terra Yanomami, em Roraima

Comunidade localizada na Amazônia enfrenta quadro grave de desnutrição e infecção por malária

|
Portal R7
Indígenas na Terra Yanomami, localizada na Amazônia, em Roraima (Foto: ADRIANO MACHADO/REUTERS)

Uma portaria do Ministério da Saúde declara emergência de saúde pública de importância nacional na Terra Indígena Yanomami, localizada em Roraima. A medida ocorre em razão dos graves casos de desnutrição e de malária que atingem a comunidade que vive na região.

Com a declaração de emergência, o governo cria o Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE - Yanomami), que será coordenado pela Secretaria Nacional de Saúde Indígena. A partir da publicação em Diário Oficial, o poder público fica autorizado a deslocar recursos humanos e insumos para atuar no caso. A portaria foi publicada na noite de sexta-feira (20), em edição extra do DOU.

O presidente Lula visitou a região no sábado (21), para verificar as condições da população. Um plano de ação deve ser apresentado em 45 dias, e o grupo criado para articular a atuação no caso em nível nacional deve funcionar por 90 dias, podendo ser prorrogado.

Dados do Unicef mostram que oito em cada dez crianças indígenas com menos de 5 anos na Terra Yanomami sofrem de desnutrição. O garimpo ilegal e a ausência de medicamentos e políticas de saúde agravam a situação da comunidade de 30 mil habitantes, localizada no meio da Floresta Amazônica.

Dados divulgados pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi) revelam que, em 2020, foi registrada a morte de mais de 700 crianças em terras indígenas pelo país, na maioria por doenças e desnutrição.

Veja Também

Aplicativo sobre de prevenção de desastres já tem 2 mil downloads

Lula sanciona lei sobre uso de bioinsumos na agropecuária

Bebê sobrevive à cirurgia complexa que retirou tumor do coração na Capital

Polícia Civil de MG já identificou 16 vítimas de acidente na BR-116