Mês do Meio Ambiente: projeto florestinha intensifica atividades de educação ambiental em MS
Mais do que uma atividade educativa, o projeto representa uma vivência transformadora que promove valores sociais e ambientais


Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, a Polícia Militar Ambiental de Mato Grosso do Sul intensificou as atividades do Projeto Florestinha, iniciativa socioambiental na formação de crianças e adolescentes como multiplicadores da consciência ambiental.
Mais do que uma atividade educativa, o projeto representa uma vivência transformadora que promove valores sociais e ambientais. Jovens em situação de vulnerabilidade participam de ações que abordam a importância da manutenção da biodiversidade, o consumo consciente, a destinação adequada dos resíduos sólidos e a necessidade de respeitar a legislação ambiental como instrumento essencial para a proteção dos recursos naturais.
A partir desse conhecimento, os alunos levam essas reflexões às escolas por onde passam, despertando o engajamento de outras crianças e adolescentes e incentivando atitudes mais responsáveis em suas comunidades.
Durante a Semana do Meio Ambiente, o projeto intensificou as visitas a escolas de Campo Grande e municípios vizinhos, com oficinas, rodas de conversa e apresentações lúdicas, como o teatro de fantoches, que trata de temas ambientais de forma leve e educativa.
Nesta quinta-feira (5), os "Florestinhas" visitaram o CEINF Zedu, no Parque dos Poderes, onde mais de 400 alunos participaram de uma programação especial. A escola está localizada em uma das maiores áreas verdes urbanas da capital, ponto de constante presença de animais silvestres e, infelizmente, de atropelamentos, o que reforça a necessidade de educação ambiental voltada à convivência segura com a fauna.
Além da preservação da fauna, os temas abordados incluíram maus-tratos contra animais e o correto descarte de resíduos. A programação começou às 8h30 e seguiu durante toda a manhã.
Paralelamente, a PMA também realiza ações educativas. Nesta sexta-feira (6), haverá uma blitz ambiental no Parque dos Poderes, com foco na prevenção de atropelamentos de animais e na promoção da consciência ambiental entre motoristas e visitantes.
Veja Também
Com pavimentação, drenagem e nova via, Selvíria avança em infraestrutura
Estudante do MS conquista medalha de ouro na Obmep
Governo de MS discute em Brasília obras que vão impulsionar logística do Estado
Caracol zera fila de especialidades após implantar telemedicina
