"Menstruação sem Tabu" será tema de estudos nas escolas estaduais
Um dos objetivos é combater a evasão escolar em decorrência da menstruação


Com o objetivo de combater a evasão escolar e promoção da saúde da mulher, foi sancionada a Lei n° 6.019 para inclusão do tema “Menstruação Sem Tabu” como conteúdo transversal nas escolas da Rede Estadual do Estado de Mato Grosso do Sul. O decreto está publicado na página 4 do Diário Oficial (DO) desta terça-feira (27).
Conforme a publicação, na abordagem sobre o tema, as unidades de ensino terão como base a promoção da conscientização acerca da aceitação do ciclo menstrual como um processo natural do corpo e a atenção à saúde da mulher e aos cuidados básicos decorrentes da menstruação.
Além disso, esse ensinamento tem como objetivo combater a evasão escolar em decorrência da menstruação e o incentivo a pensamentos livres de preconceito em torno da menstruação.
Para que o tema seja abordado com os estudantes, poderão ser realizadas palestras e cursos, assim como todo o tipo de divulgação a partir do ensino fundamental II, nos quais trate a menstruação como um processo natural do corpo feminino.
É importante destacar que desde 2021, com a Lei Federal nº 14.214, o acesso aos absorventes higiênicos é promovido pelo Programa de Proteção e Promoção à Saúde Menstrual.
Veja Também
Sancionada lei que cria Patrulha Maria da Penha em Dourados
Ministério Público investiga extração ilegal de basalto em Deodápolis
Imposto de Renda pode virar apoio para crianças com câncer em Campo Grande
IFMS prorroga inscrições para concursos públicos até 22 de abril
