Menina de 7 anos morre vítima de meningite em Campo Grande
Segundo a Sesau, é o primeiro caso registrado de meningite meningocócica, aliada a meningococemia neste ano


Uma menina de 7 anos que não teve o nome divulgado faleceu na terça-feira (2) vítima de meningite meningocócica, associada a meningococemia, no hospital da Cassems, em Campo Grande. A Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau) confirmou o caso e este é o primeiro registrado na Capital.
De acordo com a Sesau, a pequena estava sem atraso vacinal e não apresentava comorbidades. Porém, a vítima também contraiu a covid-19, no entanto, a secretária municipal de Saúde, Rosana Leite, afirma que não tem relação a meningite com a covid-19. "O caso chama atenção para que outras pessoas façam a prevenção com a vacina desde 2 meses sendo a vacina BCG e até os 14 anos, a vacina é a meningocócica ACWY. Temos todas essas vacinas nas unidades de saúde de Campo Grande e, por conta disso, precisamos que os pais levem essas crianças para terem a prevenção completa da doença".
"A meningite é uma síndrome que precisamos estar sempre em alerta com a dor de cabeça, síndrome gripal e sempre lembrar que é preciso procurar um médico. Pois, além disso, pode causar vômitos, dores abdominais e desta forma, todos esses sintomas a população precisa ficar em alerta. Já em relação às pessoas que tiveram contato com a vítima, estão no nosso sistema de vigilância. Todos receberam medicação e serão monitoradas", explicou Leite.

Inclusive, a responsável pela pasta informou que o ideal seria que qualquer pessoa que não esteja se sentido bem, usasse máscara para não ter o contato direto com outras pessoas. "É sempre bom lembrar de lavar as mãos e lavar bem os alimentos". Inclusive, ressaltou que a Campo Grande não está com surto de meningite e reforçou que a Sesau vai continuar fazendo o monitoramento e está em alerta para qualquer situação diferente na cidade".
Os dados da Secretaria Municipal de Saúde Pública mostra que em 2022 e 2023 foram registrados 36 casos ao todo. Já neste ano, foram registrados 10 mortes e este é primeiro caso de meningite meningocócica, aliada a meningococemia.
Prevenção
As vacinas estão disponíveis para prevenção das principais causas de meningite bacteriana. As vacinas disponíveis no calendário de vacinação da criança do Programa Nacional de Imunização são:
- Vacina meningocócica C (Conjugada): protege contra a doença meningocócica causada pelo sorogrupo C.
- Vacina pneumocócica 10-valente (conjugada): protege contra as doenças invasivas causadas pelo Streptococcus pneumoniae, incluindo meningite.
- Pentavalente: protege contra as doenças invasivas causadas pelo Haemophilus influenzae sorotipo B, como meningite, e também contra a difteria, tétano, coqueluche e hepatite B.
- Meningocócica C (Conjugada): protege contra a doença meningocócica causada pelo sorogrupo C.
- Meningocócica ACWY (Conjugada): protege contra a doença meningocócica causada pelos sorogrupos A,C,W e Y.
Veja Também
Brics terá reunião de Conselho Popular no Rio de Janeiro
Governo de MS promove 1º Encontro da Rede de Gestão Estratégica
Secretaria da Mulher aciona corregedoria após novos insultos a Marina
Pesquisa aponta alta de internação por doenças respiratórias de não-vacinados