Memórias de ex-ferroviários são tema de evento em Campo Grande
Roda de conversa vai trazer histórias vivenciadas pelos ex-ferroviários
Para encerrar o mês do Patrimônio Cultural, a superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em Mato Grosso do Sul, promove nesta quinta-feira (31/08) uma roda de conversa com o objetivo de visibilizar histórias vivenciadas pelos ex-ferroviários da Companhia Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, Patrimônio Ferroviário tombado em 2009 pelo Iphan.
O encontro será às 9h, na Associação dos Ferroviários, Aposentados, Pensionistas, Demitidos e Idosos (AFAPEDI), localizado na Av. Calógeras, 3045 - Centro, Campo Grande (MS).
A necessidade de garantir a comunicação no extenso território brasileiro, no final do século XIX e início do século XX, foi o grande impulsor do desenvolvimento do setor de transporte no território nacional. Foi nesse cenário de expansão que começou a construção da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil (EFNOB), ligando o litoral paulista, em Santos, às fronteiras do Brasil com a Bolívia, em Corumbá, atualmente no estado do Mato Grosso do Sul.
O conjunto da EFNOB em Campo Grande (MS) possui 22,3 hectares e 135 edifícios em alvenaria e madeira, erguidos em datas diferentes a partir da ampliação das atividades e ainda mantém parte dos trilhos que não foram retirados da área urbana de Campo Grande. Entre os imóveis estão as casas dos operários, dos funcionários intermediários e dos graduados, os escritórios, as oficinas, uma escola, a caixa d’água e a estação, construída a partir de 1914, com ampliações em 1924 e 1930.
O tombamento destaca a importância da EFNOB para o desenvolvimento no Centro-Oeste brasileiro no início do século XX. O complexo ainda hoje mantém sua coesão formal, o que garante a importância de sua preservação, já que descreve uma narrativa das transformações histórica, política, social, tecnológica e arquitetônico-urbanística dos anos em que foram implementadas.
Serviço:
Roda de conversa com ex-ferroviários da Companhia Estrada de Ferro Noroeste do Brasil
Data e hora: 31 de agosto, 9h
Local: Associação dos Ferroviários, Aposentados, Pensionistas, Demitidos e Idosos (AFAPEDI) - Av. Calógeras, 3045 - Centro, Campo Grande (MS).
Veja Também
Prefeitura de Bonito abre cadastro de artistas para contratações em 2025
Polícia identifica 26 das 41 vítimas do acidente em Teófilo Otoni
Acordo prevê construção do Fórum da Mulher, Infância, Adolescência e Idoso
Com votação adiada, Orçamento de 2025 terá execução provisória