Membros do COMAD tomam posse do mandato até 2025
Conselho Municipal Antidrogas, contam com 14 conselheiros para o madato
Tomaram posse nessa terça-feira (8), os 14 conselheiros com mandato até julho de 2025 no Comad (Conselho Municipal Antidrogas), em Campo Grande. O órgão colegiado de caráter consultivo é destinado a estabelecer as diretrizes da política local de prevenção e atendimento especializado aos dependentes de entorpecentes e drogas afins, de acordo com as normas emanadas dos Conselhos Federal e Estadual. A cerimônia aconteceu no Paço Municipal, com a presença da prefeita Adriane Lopes e do secretário municipal de Educação, Lucas Henrique Bitencourt, presidente do Comad.
O Conselho é composto por sete representantes e suplentes de órgãos governamentais, como Semed (Secretaria Municipal de Educação), Polícia Civil e Militar, Secretaria de Saúde e Assistência Social e Câmara Municipal e outros sete, são representantes de entidades não governamentais, como o Lions Clube, Rotary Club, Grande Oriente, Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Arquidiocese, OAB e IFMS.
A prefeita Adriane Lopes parabenizou os novos conselheiros e afirmou o apoio do Município com as políticas de combate ao uso de drogas. “Nós como poder público fazemos o que está ao nosso alcance, mas, cada ação é importante e esse conselho pode nos auxiliar nas políticas do setor. A ideia é levar essa consciência da prevenção para as escolas e, para isso, o conselho terá um papel fundamental”.
O presidente do Conselho, Lucas Bittencourt reitera a importância do trabalho do Comad. “Os pais e alunos ouvirem sobre os perigos, os prejuízos que as causas têm nas vidas das pessoas é de extrema importância. Precisamos prevenir, começar desde cedo, mostrando o melhor caminho na vida dos nossos alunos que é longe das drogas”.
De acordo com o vice-presidente do Comad, vereador Beto Avelar, os vereadores estão em tratativas para tornar o Conselho em deliberativo. “Há um projeto de lei que vamos colocar em tramitação para o Conselho deixar de ser apenas consultivo e passar a ser deliberativo, para que possa receber verbas”.
Segundo a secretária-executiva do Comad, Vera Lúcia Gomes, o Conselho é consultivo e trabalha com palestras nas escolas municipais. “Estamos fazendo trabalho de folders nas escolas para orientação dos alunos para todo trabalho de prevenção de álcool e outras drogas”.
O delegado titular da Denar (Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico), Hoffman D’Avila, ele está no Comad há três anos. “A união de esforços de vários órgãos governamentais é importante para levar o conhecimento aos jovens e adolescentes sobre os perigos do uso de drogas. O melhor caminho hoje é a prevenção, integração, união de esforço, para acabar com isso. O foco como membro do conselho é levar o Comad com o trabalho pedagógico. Com as palestras, atingimos os pais, papel para resgatar jovens e adolescentes”.
I – Representantes de Órgãos Governamentais
1 – Polícia Civil
Titular: Hoffman D’ Ávila Cândido e Sousa
Suplente: André Luis de Mendonça Fernandes
2– Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul
Titular: Letícia Raquel Lopes Ramos
Suplente: Rodi Barcelos
3– Secretaria Municipal de Educação – SEMED
Titular: Vera Lúcia Gomes Alves
Suplente: Diana Garcia de Oliveira Contar
4– Secretaria Municipal de Saúde – SESAU
Titular: Adriana Gonçalves Lasalvia Fabretti
Suplente: Aliane Joana Both
5 – Secretaria Municipal de Assistência Social – SAS
Titular: Selma Kellis Alves da Costa
Suplente: Giany da Conceição Costa
6 – Câmara Municipal de Campo Grande MS
Titular: Roberto Avelar
Suplente: Ademar Vieira Júnior
II – Representantes de Entidades Não Governamentais
1- Lions Clube Campo Grande Norte
Titular: Vera Lúcia Amorim da Costa e Castro
Suplente: Cynthia Silveira Lescreck Gomes
2- Rotary Club Campo Grande MS
Titular: Lucimar Lacerda de Melo
Suplente: João Miguel de Souza
3 – Grande Oriente do Estado de Mato Grosso do Sul
Titular: Carlos Alberto de Almeida Passarinho
Suplente: Antonio Alderete Pedroso da Silva
4 – Conselho Tutelar Sul
Titular: Marcelo Marques de Castro
Suplente: Raquel Lázaro de Lima Oliveira
5 – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA
Titular: João Carlos Rosa
Suplente: Márcio Benites Anastácio
Veja Também
MS encerra 2024 com mais de R$ 2,4 bilhões investidos em saúde
Nova sede da Casa da Saúde e Remédio em Casa no MS
Ator Ney Latorraca morre aos 80 anos no Rio de Janeiro
Alunos da rede pública de Corumbá recebem menção honrosa na 19° OBMEP