Diário Digital
 
Geral

Médicos da Capital passam pelo Revalida neste domingo

De manhã, provas iniciaram às 07h e a tarde, iniciam às 14h30

|
Redação
AddThis Website Tools
Médicos estrangeiros revalidam diplomas hoje - (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Neste domingo, 06 de agosto, médicos de Campo Grande (MS) e mais oito capitais realizam as provas objetivas e discursivas do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2023. Para participar, é necessário ser brasileiro ou estrangeiro em situação legal no Brasil.

Os participantes farão duas provas: uma objetiva e outra discursiva, nos turnos da manhã e da tarde, respectivamente. Para serem aprovados nesta primeira etapa, os participantes precisam tirar, no mínimo, 101,173 pontos de 150.

Para a prova objetiva, o participante terá cinco horas para responder às cem questões de múltipla escolha, no horário das 07h às 12h (horário local de MS). Já a prova discursiva será composta por cinco questões, que devem ser resolvidas em até quatro horas, das 14h30 às 18h30 (horário local de MS). 

Os participantes com direito a tempo adicional terão uma hora a mais, em cada turno, para finalizar as provas. A aplicação do exame seguirá o horário de Brasília.

Revalida – Aplicado pelo Inep desde 2011, o Revalida busca subsidiar a revalidação, no Brasil, do diploma de graduação em medicina expedido no exterior. O exame é composto por duas etapas (teórica e prática) e tem como referência os atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, nas normativas associadas e na legislação profissional.

O objetivo é avaliar as habilidades, as competências e os conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e às necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). Apesar de ser aplicado pelo Inep, o ato de apostilamento da revalidação do diploma é uma atribuição das universidades públicas que aderem ao instrumento unificado de avaliação representado pelo Revalida.

Veja Também

Brics terá reunião de Conselho Popular no Rio de Janeiro

Governo de MS promove 1º Encontro da Rede de Gestão Estratégica

Secretaria da Mulher aciona corregedoria após novos insultos a Marina

Pesquisa aponta alta de internação por doenças respiratórias de não-vacinados

AddThis Website Tools