Geral

Material reutilizável vira brinquedo e ensina crianças a preservarem a natureza

Vai-vem, bilboquê, pião, gira-gira, labirinto, lata teimosa, peteca e jogo da memória auditivo são os brinquedos utilizados

|
Redação
Complexo de água doce aborda o tema “5Rs da Sustentabilidade: repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar” (Divulgação/Gov-MS)

Um dos pilares do Bioparque Pantanal em Campo Grande, Mato Grosso do Sul (MS), é a Educação Ambiental, que busca sensibilizar e conscientizar os visitantes sobre a preservação da natureza. Desde junho, o complexo de água doce aborda o tema “5Rs da Sustentabilidade: repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar”, e brinquedos de materiais reutilizáveis fazem parte das atividades que, além de mostrar que o que iria para o lixo pode ser reaproveitado, resgata brincadeiras e aproxima pais e filhos.

Vai-vem, bilboquê, pião, gira-gira, labirinto, lata teimosa, peteca e jogo da memória auditivo são os brinquedos utilizados. O último é direcionado para pessoas cegas, reforçando o atendimento inclusivo no local.

As atividades pedagógicas são realizadas pelo Núcleo de Educação Ambiental do Bioparque Pantanal (NEA), com estudantes de escolas públicas e privadas e visitantes em geral. “Além de toda parte de visitação, de lazer, nós também nos preocupamos com o que as crianças podem levar do Bioparque, que é o conhecimento. Atividades pedagógicas de jogos, contação de história, microscopia e brincadeiras são ferramentas que auxiliam na conscientização”, explicou a coordenadora do NEA, Angela Cristina Catonio.

A Diretora-Geral do Bioparque, Maria Fernanda Balestieri, ressaltou que além das atividades pedagógicas, ações e parcerias com instituições resultam em palestras, rodas de conversa, exposições e distribuição de materiais educativos para os visitantes do complexo.

Sobre o Bioparque Pantanal

O Bioparque Pantanal é um empreendimento público estadual, vinculado à Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica (SEGOV), dirigido por uma Diretoria-Geral.

Inaugurado em 28 de março de 2022, o maior aquário de água doce do mundo é um espaço firmado por importantes pilares, são eles, educação ambiental, pesquisa, conservação, inovação, inclusão, lazer e cultura.

Com 21 mil metros quadrados de área construída, o local conta com cinco milhões de litros de água e mais de 350 espécies de animais. O complexo vai além da contemplação e tem como finalidade agregar experiência e conhecimento.

(Informações da assessoria de imprensa do Bioparque Pantanal)

Veja Também

Aplicativo sobre de prevenção de desastres já tem 2 mil downloads

Lula sanciona lei sobre uso de bioinsumos na agropecuária

Bebê sobrevive à cirurgia complexa que retirou tumor do coração na Capital

Polícia Civil de MG já identificou 16 vítimas de acidente na BR-116