Matéria inclui surdoatletas entre os beneficiários do Bolsa Atleta em MS
O atleta deverá estar filiado à entidade estadual ou nacional reconhecida ou vinculada à CBDS

O deputado Pedro Kemp (PT) apresentou durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), o Projeto de Lei 317/2023, que inclui os surdoatletas e seus técnicos entre os beneficiários para a concessão de Bolsa Atleta e Bolsa-técnico de que trata a Lei 5.615, de 14 de dezembro de 2020. A matéria segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).
O texto da matéria define duas categorias à Bolsa-Surdoaltleta, a Bolsa-Atleta Nacional Surdolímpico e Bolsa-Atleta Surdolímpico. Também poderá ser pleiteada pelo técnico habilitado do Atleta Surdolímpico a Bolsa-Atleta Nacional Surdolímpico. O atleta deverá estar filiado à entidade estadual ou nacional reconhecida ou vinculada à Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS).
"O objetivo é inserir a categoria do surdoatleta no programa bolso-atleta do Governo do Estado, e adequar a legislação estadual à nova Lei Federal 14.597 [Lei Geral do Esporte]. Além da inclusão no programa bolsa-atleta do Estado do Mato Grosso do Sul, reconhecer principalmente a importância deste desportista, igualando-os aos demais atletas, possibilitando, ainda, que através do esporte, surdos possam demonstrar sua capacidade à sociedade, fortalecer sua autoestima, contribuindo, entre outros inúmeros benefícios, com a inclusão social”, justificou Pedro Kemp.
Veja Também
TJMS divulga feriados e estabelece pontos facultativos de 2026
Peregrinação de 32 km reunirá centenas de fiéis neste sábado
Dourados terá programação musical variada no Natal Encantado
TJMS cria cadastro de médicos para Notas Técnicas em Ações de Saúde