Geral

Mais um interno da Unei é recapturado

|
Redação

Mais um interno da Unei (Unidade Educacional de Internação) Dom Bosco é recapturado. Conforme a 5ª CIPM (Companhia Independente da Polícia Militar) ele estava escondido na casa da irmã, no Bairro Santa Mônica. Denúncias anônimas levaram a polícia até o esconderijo.

Na  segunda-feira (16) 26 adolescentes infratores fugiram da Unei Dom Bosco e até o momento dois foram localizados. O menor recapturado hoje cumpre pena por roubo.

Ao todo 24 jovens seguem foragidos. A Sejusp-MS (Secretaria de Estado, Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul) confirmou que foi formada uma força-tarefa para busca e recaptura dos evadidos.

A fuga ocorreu depois que cinco servidores de plantão foram atraídos para uma briga simulada pelos adolescentes que cumprem medida socioeducativa na Unei. Um dos servidores foi rendido, amarrado e agredido com uma barra de ferro. Para o diretor do Sindicato dos Trabalhadores e Servidores Públicos da Administração do Estado do Mato Grosso do Sul (Sindsad), Silvio Ferreira Guimarães, a fuga em massa expõe a precariedade da Unidade e a falta de estrutura para o trabalho dos servidores.

“Nós trabalhamos sob pressão, em uma situação limite, estamos vulneráveis. Trabalhamos sem equipamento de contenção, sem efetivo suficiente e em um prédio com uma estrutura defasada”. A  Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) por meio da SAS, informou que  abriu procedimento administrativo para averiguar os fatos e que a rotina da unidade está sendo reestabelecida. Em Mato Grosso do Sul são 10 Uneis com um total de 260 adolescestes internados.

 Já em relação aos servidores, a Secretaria divulgou que o sistema socioeducativo possui atualmente 269 agentes de segurança socioeducativo. Sobre a Unei Dom Bosco, são 80 vagas e 59 agentes. Porém, antes da fuga durante o motim havia 91 adolescentes recolhidos.  

 

 

Veja Também

Programa domiciliar evita amputação e idosa comemora cura ao lado do prefeito

Prefeitura de Dourados forma agentes em curso de motociclista batedor

TJMS mantém condenação de fabricante por acidente causado por defeito em bicicleta elétrica

Sefaz orienta empresas sobre transição ao novo sistema nacional de NFS-e em 2026